Patrimônio Histórico valorizado pela Prefeitura
Na última sexta-feira (28), foi inaugurado, no bairro da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, o Complexo Trapiche Santo Ângelo. Considerada a maior intervenção já realizada em um bem do patrimônio cultural da cidade, a obra, que foi entregue pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), recupera um imóvel que muito tempo esteve abandonado, agora será palco da educação, cultura, inovação e criatividade.
Escolhido pela Prefeitura de São Luís para ser o braço educacional no Complexo Trapiche, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferecerá no local qualificação profissional por meio de atividades práticas desenvolvidas em um ambiente real de trabalho, com foco na formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho nos setores de comércio de bens, serviços e turismo.
A parceria da instituição com a prefeitura marca um selo de união em prol da educação e do progresso da cidade, ressalta o Presidente da Fecomércio, Maurício Feijó.

“Participamos deste momento histórico para São Luís e para o Maranhão, que é a inauguração deste espaço no Complexo Trapiche Santo Ângelo, que para nós representa muito mais que uma parceria público-privada: representa a formalização de uma parceria e o fortalecimento do nosso compromisso com a educação profissional, com o desenvolvimento econômico e com a valorização do patrimônio cultural da nossa capital”, diz Maurício Feijó.
O local é composto por cinco galpões que abrigam diferentes atividades e serviços, como o Centro de Criatividade e Inovação (CECHICS), uma Unidade de Altas Habilidades (SEMED), seis secretarias municipais, espaço multiuso para a realização de oficinas, judô, dança, programação cultural e científica.

No Galpão 3 “Luiz Phelipe Andréas”, funcionarão um restaurante e uma cafeteria do Senac, como ambientes prático-pedagógicos, integrando teoria e prática.
O novo Complexo Trapiche Santo Ângelo chegou para ser mais um cartão-postal da nossa cidade, conectando conhecimento e criatividade, valorizando a culinária e o comércio local e integrando cada vez mais as comunidades maranhenses.
O espaço promete movimentar a economia criativa e fortalecer a produção cultural, tornando-se um ponto de encontro para iniciativas educacionais, culturais, turísticas e gastronômicas.
Além disso, o Trapiche se propõe a ser um ambiente de convivência e troca de experiências, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento social de São Luís.




