Para atleta feminina, corpo masculino sempre terá vantagem
A norte-americana Hannah Arensman, campeã nacional de ciclocross dos Estados Unidos, decidiu encerrar sua promissora carreira esportiva depois de perder um dos torneios mais relevantes da categoria feminina para Tiffany Thomas, atleta trans.
“Decidi encerrar a minha carreira no ciclismo”, disse Hannah, na semana passada.
Thomas, que em quarto lugar, enquanto Tiffany ficou em primeiro, e desabafou:
“Minha irmã e minha família choraram, ao ver um homem terminar na minha frente, tendo testemunhado várias interações físicas com ele durante a corrida”, lembrou, em um comunicado enviado ao Conselho Independente de Esportes Femininos.
A ciclista disse que perdeu a motivação para continuar no ramo, depois de ver um atleta trans na categoria feminina. Segundo ela, o corpo de um homem sempre vai ter mais vantagem do que o de uma mulher, “não importa quanto ela treine”.
“Sinto muito pelas meninas de agora, que estão crescendo em uma época em que não têm mais chances justas de ser as novas recordistas e campeãs do ciclismo”, escreveu Hannah.
“Senti-me profundamente irritada, desapontada, negligenciada e humilhada, porque os legisladores dos esportes femininos não acham mais necessário proteger os esportes femininos para garantir uma competição justa para as mulheres”, completou.

Depois de derrotar Hannah, Thomas publicou em seu Instagram uma foto com os braços erguidos, comemorando a vitória no topo de um pódio.
O prêmio garantiu-lhe a 20ª vitória na categoria feminina, desde que começou a correr contra mulheres, em 2018. No post, Thomas diz sentir-se “uma super-heroína”.
(Com informações da Revista Oeste )




