Denúncias sobre omissões em saúde seriam graves
AQUILES EMIR
Pode, assim como os dois anteriores, não resultar em nada, mas o terceiro pedido para afastamento do prefeito Eduardo Braide, em análise na Câmara Municipal, pode trazer muitas dores de cabeça para o chefe do Poder Executivo Municipal. Segundo um vereador, que já foi aliado do prefeito, as denúncias desta terceira são mais graves porque dizem respeito a possíveis omissões na área de Saúde.
A pedido do presidente da Casa, Paulo Victor, os três documentos apresentados contra a permanência de Eduardo Braide na chefia do governo municipal foram enviados para análise a Procuradoria de Justiça da Câmara.
Os dois pedidos com parecer contrário e já rejeitados também no plenário foram protocolados pelo advogado Régis Gondim Peixoto, dia 02 deste mês. As denúncias apontavam crime de responsabilidade por conta das obras viárias e de asfaltamento nas Avenidas dos Holandeses e Litorânea.
A terceira denúncia é mais delicada e está sendo analisada cuidadosamente pelo departamento jurídico do parlamento, pois traz questões delicadas sobre o setor de saúde, até com responsabilização de autoridades municipais por conta de óbitos.
O vereador não quis dar um palpite sobre o que pode ocorrer, porém observou que, dependendo do teor do parecer, os debates serão acalorados, e neste aspecto diz que o prefeito está em desvantagem porque tem apenas três vereadores que o apoiam.
De qualquer forma, esse vereador não acredita em revanchismo, vingança ou outro tipo de comportamento por parte dos legisladores, ou seja, vai ser um julgamento técnico, contudo aconselha o prefeito a buscar respaldo político para não sofrer desgaste ou ter um dissabor ainda maior.
Na avaliação desse vereador, Braide optou por um isolamento do Legislativo e vem pagando um alto preço por isso. Ele torce para que, após esse espisódios, a relação entre Executivo e Legislativo melhore.




