Close Menu
Maranhão Hoje
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp RSS
    Maranhão Hoje
    Contato
    • Mundo
    • Brasil
    • Maranhão
    • Negócios
    • Poder e Política
    • Esporte
    • Outros
      • Agronegócio
      • Arte e Espetáculo
      • Blogs e colunistas
      • Ciência e Tecnologia
      • Conversa Franca
      • Comportamento
      • Eventos
      • Lançamentos
      • Maranhão Hoje TV
      • Turismo
      • Revista Maranhão Hoje
      • Variedades
      • Veículos
    Maranhão Hoje
    Home»Negócios»Edilson Baldez participa de reunião da CNI que discutiu exploração da Margem Equatorial
    Negócios

    Edilson Baldez participa de reunião da CNI que discutiu exploração da Margem Equatorial

    Aquiles Emir17 de agosto de 202304 Mins Read
    Compartilhar WhatsApp Twitter Facebook Email Copy Link
    Compartilhar
    WhatsApp Twitter Facebook Email Copy Link

     

    O presidente da Gasmar e representantes da Petrobrás falaram pprodução de petróleo

    A Margem Equatorial é uma região que compreende desde o litoral do Rio Grande do Norte ao Oiapoque, no Amapá, e concentra bacias com alto potencial de produção de óleo e gás. A reunião do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COEMAS) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) discutiu temas como o licenciamento ambiental e a exploração de petróleo na região, que inclui o Maranhão.

    O presidente da Fiema, Edilson Baldez, que também é conselheiro da CNI, e o presidente da Gasmar, Allan Kardec Duailibe, participaram da reunião presencialmente, em São Paulo, nesta quarta-feira, 16/08.

    A Fiema já discute a exploração da Margem Equatorial há alguns anos juntamente com o governo estadual. Allan Kardec Duailibe, presidente da Gasmar, já presidiu a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e acompanhou o presidente da Fiema, Edilson Baldez, nessa reunião.  Kardec falou sobre os desafios da Margem Equatorial e salientou que esse é um debate fundamental para a indústria brasileira.

    “Estamos fazendo a defesa do Brasil e não apenas de algumas regiões. A Margem Equatorial é a segunda maior fronteira exploratória do planeta, perdendo apenas para o Alasca”, informou. Kardec lembrou ainda dos royalties provenientes da exploração de petróleo no Rio de Janeiro e destacou que a Margem Equatorial é a melhor oportunidade que o Maranhão já teve em 500 anos para vencer as desigualdades sociais.

    Remotamente, participaram da reunião pela Fiema a vice-presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente, Leonor de Carvalho; a diretora da Fiema e do Sindicanaálcool, Cíntia Ticianeli, e a diretora de meio ambiente do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (Ciema), a professora Isabella Pearce. Isabella reforçou que as decisões dos órgãos ambientais sobre o tema não podem ferir a segurança jurídica e que a exploração dessa região é uma forma de financiar o desenvolvimento sustentável do país e de proteger o meio ambiente.

    Marcelo Thomé, presidente da FIERO e do COEMAS, explicou que a CNI busca iniciar um processo de compreensão para que possa formular o posicionamento da representação brasileira baseada em aspectos técnicos.

    “O nosso objetivo é destravar e apoiar essa agenda que é tão significativa para as duas regiões mais pobres do país, o Norte e Nordeste. Essa é uma oportunidade econômica disruptiva na agenda do desenvolvimento sustentável na medida em que a transição para uma economia de baixo carbono precisa ser financiada e quem tem a melhor capacidade de fazê-lo é a indústria de óleo de gás’, considerou.

    Representantes da Petrobras, uma das maiores empresas do mundo na área de exploração de petróleo em águas profundas, apresentaram o potencial e o status das ações na Margem Equatorial. Mayara Martins Aquino, coordenadora de ativos da Petrobras, falou sobre os projetos na Margem Equatorial brasileira, com as bacias Foz do Amazonas (6 blocos), Pará-Maranhão (dois blocos), Barreirinhas (2 blocos) e Potiguar (três blocos).

    Patrícia de Barros Rosa, executiva da Petrobrás, tratou do licenciamento ambiental. Patrícia disse que a Margem Equatorial representa a última fronteira exploratória do país e que essa região é essencial para garantir a segurança e soberania nacional em um contexto de baixo carbono. “A atividade na Margem Equatorial pode propiciar a proteção do meio ambiente, a responsabilidade social e econômica do Norte e Nordeste”, sentenciou Patrícia, acrescentando que a Petrobrás cumpriu rigorosamente todas as exigências do Ibama e está pronta para iniciar as atividades na região.

    Flávio Torres, gerente executivo de SMS e operações do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), reafirmou que a indústria de petróleo de gás é um fator de alavancagem da indústria nacional. Ele enfatizou que a exploração da Margem Equatorial trará recursos, possibilidades tecnológicas, desenvolvimento de estudos e pesquisas que irão contribuir com o consequente aumento da competitividade do país.

    FIEMA
    Previous ArticleInfraestrutura da Grão Direto cresce cinco vezes após implementação do Microsoft Azure​
    Next Article Sebrae anuncia realização da Feira do Empreendedor 2024 e de Feira de Negócios no Maranhão
    Aquiles Emir

    Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

    Você pode gostar

    Negócios


    Tecnologia e eficiência em pauta do WEG Day realizado na Federação das Indústrias do Maranhão

    26 de junho de 2026
    Negócios


    Grupo Mateus entra no segmento farmacêutico com inauguração da primeira unidade do Mix Toureiro Farma

    25 de junho de 2026
    Negócios


    Empresária Fabia Silva discute paradigmas da indústria e internacionalização na Federação das Indústrias

    25 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Demonstre sua humanidade: 9   +   7   =  

    Conversa Franca – Aquiles Emir

    Por conta do feriado municipal de São Pedro, segunda-feira (29), São Luís terá um fim de semana prolongado para ninguém botar defeito: três dias de folga, mas pode chegar a quatro, dependendo da atividade ou do endereço do local de trabalho. Os servidores públicos terão direito a ponto facultativo, e as empresas do bairro do João Paulo não abrem, por conta do desfile de São Marçal, terça-feira (30), para encerrar a temporada junina na capital maranhense.

    Compartilhar
    Compartilhe este vídeo:
    • Últimas notícias
    • Revista Maranhão Hoje


    Missão do governo brasileiro em operações de busca e resgate na Venezuela é reforçada por voo humanitário

    27 de junho de 2026


    Sampaio vence, mas é eliminado da Série D, e o Imperatriz avança ao derrotar Maracanã nas cobranças de pênaltis

    27 de junho de 2026


    Newhouse promove evento em São Luís para divulgação da qualidade dos veículos da marca GWM que representa no Maranhão

    27 de junho de 2026


    Conto de fadas real de Cabo Verde ganha um novo capítulo na História da Copa do Mundo

    27 de junho de 2026


    Empate com Arábia Saudita garante Cabo Verde na próxima fase e Uruguai se despede após derrota para a Espanha

    27 de junho de 2026

    MARANHÃO HOJE – ED. 129 JANEIRO 2024

    6 de fevereiro de 2024

    MARANHÃO HOJE – ED. 128 DEZEMBRO 2023

    30 de dezembro de 2023

    MARANHÃO HOJE – ED. 127 NOVEMBRO 2023

    7 de dezembro de 2023

    MARANHÃO HOJE – ED. 126 OUTUBRO 2023

    2 de novembro de 2023

    MARANHÃO HOJE – ED. 125 SETEMBRO 2023

    29 de setembro de 2023
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    Maranhão Hoje © 2017-2026 . Desenhado por Os Orcas.

    Política de Privacidade / Termos de Uso

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.