Reunião durou duas horas e meia na Residência de Olivos
O presidente Alberto Fernández reuniu-se esta terça-feira (21) durante duas horas e meia na residência de Olivos com o presidente eleito Javier Milei, num encontro que deu início formal ao processo de transição para a assunção do novo Governo, no dia 10 de dezembro.
Segundo fontes oficiais, o encontro “foi amigável, respeitoso e institucional” e, durante o encontro, Fernández e Milei passaram em revista “as questões de Estado e a agenda internacional” , tendo sido esclarecido que “não houve nenhum pedido particular para qualquer tema”. .
“ Foi o início das equipas de transição com ligações em todas as áreas. Durou duas horas e meia . Foi amigável, respeitoso e institucional”, explicaram as fontes sobre o encontro.
Como Télam conseguiu reconstruir, o diálogo durou um pouco mais do que o esperado porque “quando terminou a reunião formal, ambos caminharam do chalé até à saída da Quinta de Olivos ”.
Na reunião, ficou acordado que serão os responsáveis pela transição o vice-chefe de gabinete, Juan Manuel Olmos , e Nicolás Posse , que foi anunciado esta segunda-feira como o próximo chefe de gabinete do governo La Libertad Avanza, que irá coordenar as ligações de ministérios e áreas.
Além de Olmos, o chefe de Estado cessante estava acompanhado do secretário-geral da Presidência, Julio Vitobello e da porta-voz Gabriela Cerruti.
Assim que a reunião começou, a Presidência informou em comunicado que a reunião se realizou na residência presidencial de Olivos para “iniciar o processo de transição institucional entre as equipas designadas por ambos nas diferentes áreas do governo”.
Junto com a comunicação oficial, foi publicada uma foto do encontro, na qual Fernández e Milei podem ser vistos sentados em uma área externa da residência Olivos ao redor de uma mesinha e com dois copos d’água.
(Agência Telam)




