Maranhão e Imperatriz entram na segunda fase
A maior Copa Betano do Brasil de todos os tempos terá início na noite desta terça-feira (17), com a partida entre o Sampaio Corrêa, o Galinho da Serra, do Rio de Janeiro, contra a Desportiva Ferroviária, do Espírito Santos, e marcará o começo de uma nova história da competição mais inclusiva do país. Em sua 38ª edição, o torneio terá pela primeira vez mais de cem clubes, número recorde para o certame realizado desde 1989.
O jogo de estreia do IAPE será contra o Santa Catarina, em Rio do Sul (SC). Além do IAPE, o futebol maranhense terá como representantes o Maranhão e o Imperatriz, que estreiam na segunda fase.
Em meio à série de reformulações feitas em prol do calendário profissional masculino, a CBF incrementou o número de equipes de 92 para 126, resultando em um crescimento de 122 para 155 partidas, de 80 para 102 vagas destinadas às Federações Estaduais e de sete para nove fases.
Entre as 126 agremiações, 17 são estreantes: Penedense-, Porto-BA, Tirol-CE, Porto Vitória-ES, Primavera-MT, Pantanal-MS, Betim-MG, Serra Branca-PB, Maguary-PE, Sampaio Corrêa-RJ, Laguna-RN, Guaporé-RO, Monte Roraima-RR, Barra-SC, Santa Catarina-SC, Primavera-SP, Velo Clube-SP. Assim, a Copa do Brasil alcança a marca de 415 clubes participantes em sua história.
A primeira destas fases da Copa do Brasil começa às 20h (de Brasília), no Lourival Gomes, em Saquarema (RJ), no duelo entre Sampaio Corrêa-RJ e Desportiva Ferroviária-ES, que abrirá oficialmente a competição e a busca por uma das taças mais almejadas do Brasil. O jogo terá transmissão de SporTV e Premiere.
Nesta etapa inicial, são 28 clubes na disputa. Na segunda fase, entram 74 equipes e, na terceira, mais quatro. Os 20 times da Série A vão ingressar a partir da quinta fase.
Da primeira à quarta fase, os embates serão eliminatórios, em partida única, com a vaga sendo decidida nos pênaltis em caso de empate. Da quinta fase à semifinal, os classificados serão definidos em jogos de ida e volta

Em 2026, a Copa do Brasil terá pela primeira vez final única – data-base é 6 de dezembro -, alinhando-se ao padrão de outras competições internacionais de formato similar e garantindo apelo esportivo, turístico e comercial com um evento que encerrará o calendário nacional. Outra medida inédita é a classificação do vice-campeão à fase preliminar da Libertadores, enquanto o vencedor segue garantindo vaga direta à fase de grupos.
Com estas mudanças, a CBF tem como objetivo garantir maior representatividade nacional, oferecer mais oportunidades de exposição comercial a patrocinadores, trazer maior impacto econômico e assegurar um produto mais atrativo esportivamente.
Em 2027 – No ano que vem, a partir da classificação dos campeões da Copa Norte, Copa Centro-Oeste e Copa Sul-Sudeste, serão 128 times, quantidade que terá quadruplicado desde os 32 participantes de 1989, ano da organização da primeira Copa do Brasil.




