GIRO ECONÔMICO
Posse na Federação do Comércio
Será empossada, sábado (30), às 19h, no Condomínio Fecomércio, no bairro do Calhau, em São Luís, a nova diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), que tem como presidente Maurício Feijó, que vai cumprir o segundo mandato, no período de 2026 a 2030. A solenidade deve reunir algumas das principais lideranças empresariais, políticas e institucionais do Maranhão, em reconhecimento ao papel desempenhado por uma das entidades mais influentes do setor produtivo maranhense.
Maurício Feijó foi reconduzido ao comando desta entidade pela unanimidade de votos dos presidentes de sindicatos patronais ligados ao Sistema, o que simboliza, não apenas a aprovação de sua gestão, mas também a expectativa de continuidade de um modelo de administração baseado no diálogo, na união das lideranças empresariais e na modernização da atuação institucional.
Sob sua liderança, a Fecomércio também ampliou suas ações voltadas à capacitação profissional, ao fortalecimento sindical e à integração entre empresários, entidades representativas e o poder público, aproximando ainda mais o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac da sociedade maranhense.
Jornada de trabalho
Ao fazer uma contundente defesa do fim da jornada 6 x 1, como ficou convencionado chamar a escala de quarenta horas semanais, o deputado Hildo Rocha lembrou suas experiências tanto de trabalhador quanto de empregado.
Segundo ele, como prefeito e empresário, sempre adotou a jornada de quarenta horas, e como trabalhador cumpri jornada de 6 x 1, ou seja, sabe da importância e se adotar urgente um regime de cinco dias de trabalho por dois de descanso. Sua defesa é tão entusiástica que não admite transição, isto é, quer a implantação imediata.
Doação de alimentos
Quatro entidades assistenciais de São Luís, dentre elas o Grupo Solidariedade é Vida, que atua no bairro Fé em Deus com acolhimento de portadores de HIV, foram contempladas com três toneladas de alimentos recolhidos com as doações de participantes da Corrida Nacional do Sesi, realizada dia 1º de maio, em âmbito nacional e que no Maranhão, teve participantes dos municípios de Açailândia, Caxias, Imperatriz, Rosário e São José de Ribamar.
Ao todo foram recolhidas 6,2 tonelada nesta ação social coordenada pelo Sistema Federação das Indústrias (Fiema)
Secretaria Municipal da Mulher
A diretora da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), presidente do Sindica da Indústria de Recuperação de Veículos Automotores e Acessórios (Sindirepa) e do Fórum Estadual da Mulher da Indústria Maranhense, Leonor de Carvalho, marcou presença na cerimônia de lançamento da Secretaria Municipal da Mulher, no Complexo Trapiche Santo Ângelo, em São Luís.
Dedicada à articulação e coordenação de políticas públicas para as mulheres ludovicenses, a nova pasta municipal atuará na ampliação de ações para integrar o público feminino na vida política, econômica, social e cultural da cidade.

Promoção do Turismo
A partir de 26 de outubro deste ano, com o início das operações da companhia aérea portuguesa da TAP para exploração do voo que ligará Lisboa (Portugal) a São Luís (Maranhão), a capital maranhense passa a ser a sexta porta de entrada de voos internacionais na região Nordeste.
Além dela, Salvador e Porto Seguro, na Bahia; Fortaleza, no Ceará; Natal, no Rio do Norte; e Recife, em Pernambuco.
Vale destacar que a TAP já anunciou que, a partir de março de 2027 passarão a ser três voos semanais nessa rota.
Golden no São João
Pelo segundo ano consecutivo, o Golden Shopping Calhau realiza o Arraial Bumba Mais em parceria com a rádio Mais FM, consolidando uma união de sucesso que promete movimentar a capital maranhense com muita cultura, música e tradição.
A programação começa nesta sexta-feira (29), no estacionamento externo do shopping, com entrada gratuita, e prossegue até 07 de junho com uma programação que tem como destaques apresentações de bumba-meu-boi, quadrilhas juninas, cacuriá e diversas manifestações culturais que encantam públicos de todas as idades.



