Marca perde apenas para a Adidas
A temporada 2026 do futebol brasileiro está começando com mudanças de peso na concorrência entre as principais fornecedoras de material esportivo. O Bolavip Brasil descobriu que, ao assinar com Vasco e Atlético Mineiro, a Nike, que também veste o Corinthians, se tornou a segunda fornecedora que atinge mais torcedores no país, atrás apenas da Adidas.
O estudo levou em consideração as empresas que abastecem os vinte clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e cruzou os contratos em vigor com os dados mais atualizados dos clubes referentes ao número de inscritos nas cinco principais redes sociais na atualidade: Instagram, Facebook, X, Youtube e Tiktok, de acordo com as informações do Ibope/Repucom.
Nike cresce; Umbro, Adidas e Kappa encolhem
Agora com Corinthians, Vasco e Atlético-MG no portfólio, a Nike chegou a 67,8 milhões de torcedores impactados. Em comparação com o mês passado, o crescimento foi de 26,7 milhões.
A Adidas segue na liderança, mas encolheu depois que o Galo migrou para a empresa rival. São 85 milhões de torcedores impactados ao vestir Flamengo, Cruzeiro e Internacional, 10,9 milhões a menos do que em dezembro.
Outra redução expressiva foi a da Kappa, que perdeu o Vasco para a Nike e, com isso, 13,7 torcedores. Agora, com a Chapecoense, tem 6,1 milhões de torcedores impactados.
A fornecedora que mais encolheu em 2026 em comparação com 2025 foi a Umbro. Ao perder Fluminense e Grêmio, perdeu de uma vez 21,3 milhões de torcedores. Caiu de segunda fornecedora com mais torcedores impactados para a quinta colocação, com 29,7 milhões, ao vestir Santos e Athletico.
As fornecedoras de material esportivo que impactam mais torcedores no Brasil:
- Adidas: 85 milhões de torcedores
- Nike: 67,8 milhões de torcedores
- Puma: 41,3 milhões de torcedores
- New Balance: 34,1 milhões de torcedores
- Umbro: 29,7 milhões de torcedores
- Reebok: 6,6 milhões de torcedores
- Volt: 6,2 milhões de torcedores
- Kappa: 6,1 milhões de torcedores
- Diadora: 2,1 milhões de torcedores
- Athleta: 900 mil torcedores
Puma pela primeira vez na história se torna fornecedora majoritária do Brasileirão
Outra mudança importante foi protagonizada pela Puma: com a assinatura do contrato com o Fluminense, a empresa alemã se tornou a majoritária do Campeonato Brasileiro, com o fornecimento para quatro clubes: além do time carioca, veste também Palmeiras, Bahia e Red Bull Bragantino.
O Bolavip descobriu que pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro a Puma assumiu o posto de fornecedora majoritária na principal competição nacional.
Ela se junta a outras 11 marcas, desde 1971, e acaba com a hegemonia da Adidas no Campeonato Brasileiro, que foi a majoritária da Série A em 2023, 2024 e 2025.
![]() |





