Em 2025, galeria recebeu seis mostras
A Galeria Celso Antônio de Menezes, localizada no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), está com a agenda de 2026 aberta para exposições. O espaço tem o objetivo de promover ações culturais que contemplam as artes em geral (teatro, música, artes plásticas, fotografia). Para expor no local, é necessário agendamento que deve ser feito por meio do e-mail (asscom_forumslz@tjma.jus.brouadministracao_slz@tma.jus.br).
Em 2025, a Galeria de Arte do Fórum de São Luís recebeu seis exposições artísticas de variadas temáticas. No mês de março, o espaço recebeu a exposição coletiva “Amigos das Artes”, com 30 obras em pintura sobre tela, acrílica sobre tela e técnicas mistas, feitas pelos artistas Rogério Martins, Waldemar Barros, Cézar Viana, Alan Bezerra, Weyder-joe Freire e do venezuelano Jesús Sanchez.
Jáno mês de agosto, a Galeria recebeu a exposição coletiva “Arte do Povo da Rua”, que reuniu 60 obras em pintura sobre tela, artesanato com papel e material reciclável, desenhos, esculturas, além de fotos. As obras feitas por 50 artistas em situação de rua, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, retrataram o potencial delas de criação e de renovar materiais que são descartados na natureza.
Em setembro, o espaço recebeu o artista plástico Fábio Vidotti com a exposição “70 mais cores”, que trouxe 35 obras de diversas linguagens, com abstrações, temas ligados ao cotidiano, como periferias e cenas urbanas.
No mês de outubro, vinte e seis escritoras ocuparam a Galeria Celso Antônio de Menezes com a exposição “Mulheres em Imagens e Palavras”, que reuniu fotografias pessoais e poemas de autoras maranhenses, integrantes da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Seccional Maranhão (AJEB-MA).
Em novembro, o espaço foi palco das exposições das artistas Duda Viana e Miriane Barros, com as exposições “Caminho das Cores” e “Desenhos do meu Mundo”, respectivamente. A artista plástica Duda Viana exibiu 20 obras pintadas com as técnicas óleo sobre tela, textura, sucata e fios de linha, no estilo abstrato. Já a desenhista e artista visual Miriane Barros trouxe para exposição 24 desenhos, criados com lápis de cor sobre papel A4 e A3, canetas preta, coloridas e branca em gel, marcadores suaves, entre outros materiais.
A Galeria Celso Antônio de Menezes está aberta ao público para visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.




