Turismo responsável e economia circular
O Vidrado, projeto de mobilização e coleta de reciclagem, inicia uma nova fase e amplia sua atuação no verão 2026 ao chegar, pela primeira vez, a Atins, em Barreirinhas (MA), na região do Lençóis Maranhenses, além de manter operação contínua em Caraíva (BA). Realizada pela Solos, startup nordestina especializada em economia circular, em parceria com a Heineken®, que patrocina e integra a iniciativa por meio de sua estratégia de sustentabilidade e circularidade do vidro, a ação incentiva o descarte correto de embalagens de vidro em territórios turísticos.
Em sua sexta edição, o Vidrado promove coleta seletiva gratuita porta a porta, instala Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e engaja moradores, comerciantes e turistas na preservação ambiental. Criado para atuar especialmente em períodos de alta temporada, e como parte importante da plataforma de sustentabilidade e cultura, Green Your City, o projeto reforça a atenção da Heineken® com o fortalecimento da circularidade e a construção de um modelo de turismo mais responsável.
Ao longo de cinco anos, já destinou corretamente 154 toneladas de vidro para reciclagem, volume que possibilitou a produção de mais de 810 mil novas garrafas, mantendo o material em um ciclo produtivo contínuo.
Em Caraíva, a operação conta com o apoio do AWÊ Réveillon e a participação ativa da comunidade indígena Pataxó. Em Atins, a implementação acontece com o suporte do Grupo Charme, replicando a metodologia desenvolvida e aperfeiçoada pelo projeto ao longo dos últimos anos.
“Acreditamos que as marcas têm um papel ativo na transformação dos territórios onde estão presentes. Ao ampliar o Vidrado, reforçamos nosso atuação em prol da circularidade do vidro, do turismo responsável e de soluções que respeitam a cultura local e geram impacto positivo real para as comunidades”, afirma Ligia Camargo, diretora de sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.
A expansão para o Maranhão responde aos desafios gerados pelo crescimento acelerado do turismo. Em Caraíva, por exemplo, o consumo de embalagens de vidro pode aumentar até sete vezes durante o alto verão, pressionando uma infraestrutura limitada e exigindo soluções ambientalmente responsáveis, especialmente por se tratar de um território indígena.
Segundo Saville Alves, fundadora e líder de negócios da Solos, a iniciativa promove mudanças estruturais na relação entre turismo e meio ambiente. “Mais do que reciclar vidro, o Vidrado transforma comportamentos e fortalece a gestão local de resíduos, mostrando que é possível unir preservação ambiental, engajamento comunitário e economia circular.”
Todo o vidro coletado nos dois destinos é destinado a uma indústria recicladora por meio do Heineken Spin, ecossistema de negócios de impacto do Grupo Heineken no Brasil. O programa garante a rastreabilidade da logística reversa e a destinação circular das embalagens, reforçando um dos principais pilares da companhia: a circularidade do vidro, material que pode ser reutilizado infinitas vezes sem perda de qualidade.
Além dos ganhos ambientais, o projeto gera impacto social direto, ao envolver moradores na operação, fortalecer a economia local e promover educação ambiental contínua com turistas e estabelecimentos comerciais, por meio de visitas presenciais, materiais educativos e um canal exclusivo de comunicação via WhatsApp.
Sobre a Solos – A Solos é uma startup de impacto que atua junto a territórios e marcas para apoiá-los na superação dos desafios relacionados à economia circular. Por meio de sistemas inteligentes, conteúdos e experiência em gestão de resíduos em grande eventos, a companhia promove o descarte correto de embalagens pós-consumo, melhorando a vida de todos: dos catadores às tartarugas marinhas. Em cinco anos, a empresa já realizou parcerias com marcas como Ambev, Braskem, iFood, Nubank e Coca-Cola e coletou mais de 1700 toneladas de resíduos, gerando R$6,5 milhões em renda para os catadores.




