GIRO ECONÔMICO
Aniversario do parque
Nesta terça-feira (30), o Parque São João Paulo II, no Aterro do Bacanga, em São Luís, celebra cinco anos de atividades.
A partir das 19h, o público poderá participar de uma missa campal, que será celebrada pelo arcebispo Dom Gilberto Pastana de Oliveira.
O local virou ponto de referência para a prática esportiva e passeio, principalmente de moradores de bairros que contornam o Centro Histórico, como Madre Deus, Camboa e Liberdade e a área do Itaqui-Bacanga.
Inaugurado em dezembro de 2020, o parque é uma homenagem ao Santo João Paulo II, que veio ao Maranhão em outubro de 1991, quando celebrou missa campal neste mesmo local.
Com área de 64 mil metros quadrados, a unidade está estruturada com vários atrativos, incluindo praças, jardins, playground, praça da alimentação, local para feiras e eventos.
PENSANDO BEM…
O Brasil é um país interessante: um ministro da Suprema Corte, que em tese é a última instância a que se pode recorrer, decreta uma prisão, que, para ser validada, o preso é submetido a uma audiência de custódia, em que o juíz que a realiza não tem poderes para modificar a decisão de um magistrado superior, e tudo isso se dá em nome do estado democrático de direito, onde é garantido a todos os cidadãos o mais amplo direito de defesa.
Atuação do MPMA em 2025
O Ministério Público do Maranhão atuou, em 2025, em 835 sessões de júri realizadas em todo o estado, que resultaram em 464 condenações e 197 absolvições.
Houve ainda 70 absolvições a pedido do MPMA, 56 condenações parciais, 34 desclassificações e 14 extinções de punibilidade.
Ao todo, 104 membros da instituição participaram das sessões.
No ano passado, foram 819 Tribunais do Júri, com 477 condenações, 188 absolvições, 57 absolvições a pedido do MPMA.
Em 2025, as sessões julgaram réus que cometeram crimes relativos principalmente a homicídio qualificado (529), homicídio simples (249) e houve ainda 57 julgamentos referentes a feminicídio.




