GIRO ECONÔMICO
Permutas no Judiciário
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou, sexta-feira (05), realizou a primeira posse resultante de permuta entre tribunais, em que juiz Euclides dos Santos Ribeiro Arruda, da Comarca de Juazeiro da Bahia, permutou de cargo com a juíza Vanessa Machado Lordão, da Comarca de Açailândia.

Natural de Imperatriz e formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Euclides dos Santos Ribeiro Arruda foi para o Ministério Público da União no cargo de analista, onde ficou por seis anos.
Passou no concurso da magistratura da Bahia, onde atuou por 12 anos até esta data.
A permuta foi aprovada pelo Órgão Especial do TJMA em 12 de novembro passado.
Expansão do PDF no Maranhão
Das 89 empresas mantenedoras do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), coordenado pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), 29 entraram este ano no programa.
Mantido pela Alumar, EMAP, Eneva, Equatorial, Solar Coca-Cola e Vale, o PDF Maranhão divulgou mais de 450 licitações em seu portal, o que totalizou R$ 1 bilhão, sendo R$ 75 milhões no estado.
O PDF-Maranhão, que completou 26 anos, tem cadastrado mais de 3.900 fornecedores maranhenses em seu portal e processou 321 solicitações de indicação para processos de aquisição apenas em 2025. Essas ações geraram oportunidades de negócios e de empregos, o que promove competitividade local.
Emplacamentos de veículos
Os emplacamentos de veículos no Maranhão, no mês de novembro, registraram um recuo de 14,86% na comparação com outubro, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Segundo a entidade, foram 10.624 unidades no mês passado contra 12.479 do anterior, e na comparação com novembro do ano passado, quando os licenciamentos somaram 9.455, houve um aumento de 12,36%.
No acumulado dos onze meses, o Maranhão registra 117.777, que na comparação com o mesmo período do ano anterior dá uma variação de 23,86%.
Cursos do Senai
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está oferecendo, pelo Programa de Gratuidade Regimental, 150 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional, em Imperatriz, formações estruturadas em atividades práticas e teóricas.
São cinco cursos na modalidade presencial, com trinta vagas cada: Operador de Torno Convencional, Mecânico de Máquinas de Costura Industrial, Marceneiro de Móveis e Esquadrias, Soldador de Eletrodo Revestido e Eletromecânico de Motocicletas. Os cursos possuem carga horária entre 210h e 380h, nos turnos vespertino e noturno.
Confraternização empresarial
O presidente da Associação Comercial do Maranhão, Antônio Gaspar de Moraes Rego, reuniu representantes das demais entidades patronais para a solenidade de premiação das Empresas do Ano, que contemplou Doce Pedaços Biscoitos Finos (Microempresa), Pharmapele (Média Empresa), Ceape (Média Empresa) e Revest RedePro (Grande Empresa). Segundo ele, um gesto de agregar todo o setor produtivo numa confraternização com os que mais se destacaram em 2025.

Acredita Sebrae
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) inaugurou, no bairro do Cohafuma, em frente à Ceasa, em São Luís, o Espaço Acredita cm duas salas, voltado para orientar empreendedores com dificuldades em operações de crédito.
A estrutura criada pela instituição e parceiros tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito e aproximar empreendedores das instituições financeiras, oferecendo orientações qualificadas para apoiar o empreendedor no que se refere a essa questão. O público alvo são empresários da capital, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.
Negociação no Judiciário
Desta terça (09) à próxima sexta-feira (12), o Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Núcleo de Cooperação Judiciária e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) irá promover o “Mutirão Fiscal Cooperativo”, nas comarcas de Imperatriz e Açailândia.
A abertura oficial do evento será nesta terça às 08h, em Imperatriz, no antigo Fórum da comarca (Rua Rui Barbosa, s/n, Centro). A iniciativa visa a possibilitar a negociação de débitos fiscais da população por meio da conciliação, reduzindo o acervo de processos da Justiça.





