Close Menu
Maranhão Hoje
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    Maranhão Hoje
    Assinar
    • Mundo
    • Brasil
    • Maranhão
    • Negócios
    • Poder e Política
    • Esporte
    • Outros
      • Agronegócio
      • Arte e Espetáculo
      • Blogs e colunistas
      • Ciência e Tecnologia
      • Conversa Franca
      • Comportamento
      • Eventos
      • Lançamentos
      • Maranhão Hoje TV
      • Turismo
      • Revista Maranhão Hoje
      • Variedades
      • Veículos
    Maranhão Hoje
    Home»Ciência e Tecnologia»Samsung celebra quinze anos de inovações em tablets e relembra avanços do mercado
    Ciência e Tecnologia


    Samsung celebra quinze anos de inovações em tablets e relembra avanços do mercado

    Aquiles Emir3 de dezembro de 202505 Mins Read
    Compartilhar WhatsApp Twitter Facebook Email Copy Link
    Compartilhar
    WhatsApp Twitter Facebook Email Copy Link

    Modelos mais recentes entregam recursos para rotinas produtivas e otimizadas

    Celebrando 15 anos desde seu primeiro tablet lançado no Brasil, a Samsung relembra momentos marcantes em que o dispositivo passou por adaptações para atender às necessidades dos consumidores. De aumentos consideráveis no tamanho da tela até mudanças na forma de utilizar o dispositivo, hoje os tablets fazem parte de um ecossistema completo que entrega até recursos de inteligência artificial para elevar a produtividade. Desde os primeiros modelos lançados até a mais recente série Galaxy Tab S11, a Samsung tem se empenhado em transformar a maneira como as pessoas se relacionam com os tablets, que hoje são verdadeiras ferramentas de produtividade e entretenimento otimizados.
     

    Inovação e design representam as transformações em tablets

    Ao longo dos últimos 15 anos, os tablets passaram por uma verdadeira revolução. Os primeiros modelos, do mercado tinham telas LCD entre 7 e 8 polegadas, espessuras maiores e acabamento em plástico, sendo vistos, muitas vezes, como dispositivos básicos e voltados ao entretenimento. No caso da Samsung, o primeiro tablet no mercado brasileiro foi o Galaxy Tab, lançado no último trimestre de 2010. Já o primeiro modelo da linha Galaxy Tab S, chegou ao mercado brasileiro em 11 de junho de 2014.

    Evoluindo para o Galaxy Tab S11 e o Galaxy Tab S11 Ultra – lançados recentemente –, seus diferenciais incluem recursos de inteligência artificial com tecnologia de ponta para aprimorar a experiência do usuário. No quesito tela, os Galaxy Tab S11 Ultra e Galaxy Tab S11 oferecem 14.6 e 11 polegadas, respectivamente, além de tecnologia AMOLED Dinâmico 2X e taxa de atualização de 120Hz.

    “A evolução das telas está entre os principais marcos. As primeiras telas LCD deram lugar a painéis AMOLED, Super AMOLED e, por fim, o mais recente AMOLED Dinâmico 2x, garantindo imagens mais vibrantes, melhor contraste e menor consumo energético. Além disso, as bordas passaram por reduções graduais e minuciosas para otimizar o espaço útil da tela, respeitando a ergonomia para que o tablet seja fácil e confortável de segurar e manusear”, afirma Rafael Resende, gerente de tablets da Samsung Brasil.

    Além dos modelos premium, as linhas Galaxy Tab A foram essenciais para popularizar os tablets Samsung entre os consumidores, com versões mais acessíveis e focadas em usabilidade. Recentemente, a Samsung apresentou também o Galaxy Tab A11, primeiro tablet da linha Galaxy Tab A com recursos de inteligência artificial. O lançamento reforça o compromisso da marca em democratizar o acesso a ferramentas inteligentes para além dos dispositivos premium, alcançando produtos com diferentes faixas de preço.

    Já a S Pen, um acessório considerado essencial para a produtividade e criatividade na rotina dos usuários, chegou aos dispositivos Samsung como um componente interno dos tablets. Posteriormente, o acessório foi integrado ao design externo dos dispositivos, favorecendo a ergonomia, contribuindo com diversas possibilidades de uso e transformando a experiência de escrita, edição de textos e anotações, bem como a criação de ilustrações e imagens em geral.

    Atualmente, diversos tablets da linha Galaxy acompanham uma capa e uma S Pen na caixa. Entre eles os modelos da série Galaxy Tab S11, da série Galaxy Tab S10 FE, da série Galaxy Tab S9 e os mais recentes Galaxy Tab S10 Lite. Recentemente, a S Pen dos Galaxy Tab S11 e Galaxy Tab S11 Ultra recebeu atualizações para oferecer uma experiência ainda mais confortável ao usuário. Em paralelo a isso, a capa teclado1 permite o uso do tablet no Modo DEX, também conhecido como formato desktop, que permite conforto e versatilidade no cenário do home office.

    Com o passar dos anos houve ainda uma evolução significativa no que diz respeito aos materiais utilizados na produção dos tablets. O que começou com plástico e alumínio, hoje em dia conta com o Armor Aluminum – como é o caso dos Galaxy Tab S11 –, uma liga que garante resistência e durabilidade, além de um design premium e fino que acompanha as tendências do mercado. Além disso, a questão da sustentabilidade tem sido uma pauta cada vez mais presente, acarretando o uso crescente de materiais reciclados em componentes internos, como botões e molduras, que alinham tecnologia com a responsabilidade ambiental.

    Pandemia como ponto de virada na percepção do consumidor

    Antes da pandemia, o tablet era comumente visto como um dispositivo para jogos e entretenimento casual. Entretanto, dados internos2 analisados pela Samsung apontaram que o isolamento social mudou essa perspectiva radicalmente. Com a necessidade de trabalhar, estudar e produzir em casa, o tablet foi redescoberto como um dispositivo versátil e multifuncional — uma ferramenta essencial para o dia a dia.

    “Atualmente com a troca de tablets ocorrendo, em média, a cada dois anos e meio, os usuários têm incorporado esses dispositivos como extensões naturais de seus smartphones e notebooks. Estamos na terceira onda pós-pandêmica de renovação de aparelhos, com uma rotina que valoriza a produtividade, a mobilidade e a conexão contínua”, afirma Resende.

    Com a inteligência artificial ganhando cada vez mais espaço dentro e fora do mercado de tecnologia, os mais recentes tablets da linha Samsung Galaxy – como as séries Galaxy Tab S10 e Galaxy Tab S11 – acompanham as exigências do consumidor entregando ferramentas inteligentes que otimizam a rotina diária.

    Alguns exemplos incluem o Assistente de notas*, para ajustar um texto, desenvolver um documento ou apresentação; o Assistente Matemático, para facilitar a resolução de equações e problemas matemáticos; o Circule para Pesquisar, para buscar rapidamente por imagens, textos e produtos sem sair da tela; e o Esboço para Imagem*, que cria imagens completas a partir de simples rascunhos. Esses recursos tornam o uso do tablet ainda mais prático e personalizado, permitindo que a AI não apenas melhore a eficiência no dia a dia, como também amplie as possibilidades criativas dos usuários.

    Os mais recentes Galaxy Tab da Samsung compõem as séries Galaxy Tab S11 e Galaxy Tab A11, com recursos de AI que contribuem com rotinas otimizadas por ferramentas inteligentes. Para saber mais sobre o portfólio de tablets Samsung, acesse o site oficial da marca e acompanhe as novidades na Samsung Newsroom Brasil.

    FIEMA
    Previous ArticleFérias escolares exigem adaptação para rotina de jovens do espectro autista
    Next Article Senac ocupa espaço Armazém no Complexo Trapiche com restaurante escola e cafeteria
    Aquiles Emir

    Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

    Você pode gostar

    Ciência e Tecnologia


    Univerdaide Ceuma lança curso de tecnologia com dupla diplomação e certificações para mercado de trabalho

    26 de janeiro de 2026
    Ciência e Tecnologia


    Foguete que transportava satélite desenvolvido pela UFMA desaparece minutos após seu lançamento na Índia

    12 de janeiro de 2026
    Ciência e Tecnologia


    Galaxy Tab A11+ chega ao Brasil com inteligência artificial, experiência Galaxy aprimorada e design premium

    7 de janeiro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Demonstre sua humanidade: 8   +   8   =  

    Conversa Franca – Aquiles Emir

    Turismo deve movimentar, no Brasil, no período de carnaval mais R$ 18 bilhões, um aumento de 10% na comparação com 2025, segundo estimativa da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio-SP), que, com base em dados do IBGE, informa que, de janeiro a novembro do ano passado, o setor movimentou R$ 205,1 bilhões no país.

    Compartilhar
    Compartilhe este vídeo:
    Eleições 2026

    Na sua opinião para onde deve ir o prefeito Eduardo Braide?

    • Últimas notícias
    • Revista Maranhão Hoje

    Reconhecido estado de calamidade em Guimarães no interior do Maranhão

    2 de fevereiro de 2026


    Iracema Vale destaca maturidade institucional e compromisso com o Maranhão na abertura dos trabalhos legislativos

    2 de fevereiro de 2026


    Sessão solene marca abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira

    2 de fevereiro de 2026


    Para salvar o seu grupo político, Carlos Brandão diz que ficará no Palácio do Leões até o último dia do governo

    2 de fevereiro de 2026


    Sebrae recebe conquista cinco estatuetas do Prêmio Cazumbá de Turismo

    2 de fevereiro de 2026

    MARANHÃO HOJE – ED. 129 JANEIRO 2024

    6 de fevereiro de 2024

    MARANHÃO HOJE – ED. 128 DEZEMBRO 2023

    30 de dezembro de 2023

    MARANHÃO HOJE – ED. 127 NOVEMBRO 2023

    7 de dezembro de 2023

    MARANHÃO HOJE – ED. 126 OUTUBRO 2023

    2 de novembro de 2023

    MARANHÃO HOJE – ED. 125 SETEMBRO 2023

    29 de setembro de 2023
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    Maranhão Hoje © 2017-2026 . Desenhado por Os Orcas.

    Política de Privacidade / Termos de Uso

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.