Primeiro destino será a cidade de Barreirinhas
Nesta sexta-feira (30), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Maranhão (Senac-MA), fez a entrega da carreta-escola de Tecnologia da Informação. Trata-se da segunda unidade educacional nesta modalidade entregue em 2026, ano em que a instituição celebra oitenta anos de atuação no Brasil.

As unidades móveis do Senac, mais conhecidas por carretas-escolas, são estruturas educacionais itinerantes, projetadas para levar educação profissional de qualidade a municípios e comunidades que não dispõem de unidades fixas da instituição ou que demandam ações pontuais de qualificação.
Elas atendem, prioritariamente, jovens, trabalhadores, empreendedores e pessoas em busca de inserção ou reinserção no mundo de trabalho, oferecendo cursos alinhados às necessidades locais e contribuindo para a interiorização do ensino, inclusão social e desenvolvimento regional.

O investimento de R$ 1,3 milhão, realizado pelo Senac, viabilizou a modernização completa da carreta-escola. A iniciativa integra as ações estratégicas da instituição para ampliar o acesso à educação profissional, especialmente em áreas alinhadas às novas demandas do mercado, como a Tecnologia da Informação.
A carreta-escola é equipada com vinte estações de trabalho, com computadores modernos, TV LED, tela de projeção, sistema de som embutido com microfone e elevador hidráulico para acessibilidade.
Outro diferencial é a autonomia energética, assegurada por usinas fotovoltaicas (energia solar), gerador próprio e internet via satélite, permitindo a oferta de cursos mesmo em localidades com infraestrutura limitada.

Com a entrega da nova unidade móvel, o Senac Maranhão reforça seu compromisso com a interiorização da educação profissional, a inclusão social e o desenvolvimento econômico do estado, ampliando oportunidades de formação em um ano emblemático para a instituição.




