CONVERSA
Reforço de vacinação
Para reforçar a importância da vacinação, especialmente em crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde lança, nesta quinta-feira (17), a campanha nacional de multivacinação. O vídeo oficial, com a apresentadora Xuxa e o Zé Gotinha, será exibido na TV aberta, nas redes sociais e em locais de grande circulação de pessoas em todo país.
A Rainha dos Baixinhos é uma das embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação, mobilização nacional do Governo Federal pela retomada das altas coberturas vacinais do Brasil. A campanha reforça a segurança dos imunizantes e a importância de manter a carteirinha de vacinação atualizada.
A iniciativa é mais uma estratégia do Ministério da Saúde para aumentar os índices de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em uma mobilização nacional que une entidades civis, científicas, influenciadores, artistas e instituições ligadas ao tema. A vacinação é o principal caminho para manter o Brasil livre do risco do retorno de doenças já eliminadas, como a poliomielite.
Camarão assume governo
O governador Carlos Brandão estará ausente do país a partir de 17 até 28 de agosto, em decorrência de uma viagem para tratar de assuntos pessoais. Durante esse período, o vice-governador Felipe Camarão irá assumir interinamente o comando do Governo do Maranhão, garantindo a continuidade das atividades administrativas e o bom funcionamento dos serviços públicos.
O vice-governador Felipe Camarão, ao assumir temporariamente a responsabilidade do governo, reafirma seu compromisso em manter a estabilidade e a eficiência da gestão pública, garantindo que as demandas da população sejam atendidas de maneira satisfatória.
Durante a ausência do governador Brandão, os contatos com a imprensa serão conduzidos pela Assessoria de Comunicação do Governo Estadual, que permanecerá à disposição para esclarecimentos e informações relevantes.
Alumar completa teste de sirenes
No ultimo sábado (12), a Alumar alcançou um marco significativo ao realizar, com sucesso, o teste de sirenes nas comunidades de Coqueiro, Mangue Seco e nas suas instalações. O teste, que é parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) aprovado pelas Defesas Civis Estadual e Municipal, reforça o compromisso contínuo da empresa com a segurança das comunidades vizinhas.
A ação conjunta envolveu o Consórcio Alumar, juntamente com as Defesas Civis, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), SAMU, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Zoonoses, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, líderes comunitários, colaboradores da Alumar e moradores locais.
Parque Botânico
O Parque Botânico Vale preparou uma programação especial voltada à saúde da comunidade, neste sábado (19), pelo “Parque Saúde”, programa que tem parceria com a Prefeitura Municipal de São Luís, e vai oferecer mais de quinze serviços de saúde: vacinação, consulta médica, coleta para exames de sangue, preventivo do câncer de colo do útero, atendimento psicológico entre outros.
Os interessados deverão se inscrever até às 16h, do dia 18, sexta-feira, pelo telefone 3272-7702. As vagas são limitadas. “A iniciativa amplia a atuação do Parque, que já é reconhecido como um espaço de lazer, educação ambiental e preservação da natureza”, destaca Denize Moreno, supervisora do Parque Botânico Vale.
Dia de campo
Nesta quarta-feira (15), a Embrapa Cocais realizou um dia de campo no município de Governador Newton Bello, sobre as tecnologias Sisteminha e Sistemas Agroflorestais (SAFs). O Sisteminha é uma tecnologia sustentável de produção de alimentos em pequenos espaços urbanos, periurbanas e rurais.
Já os Sistemas Agroflorestais são tecnologias desenvolvidas na Embrapa no Maranhão que otimizam uso da terra com produção diversificada de alimentos numa mesma área.
Liderança em energia
“O Nordeste ocupa papel de liderança no Brasil em geração eólica e solar e pretende usar esse potencial para atrair empresas que fazem uso intensivo de energia limpa”, destacou o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, nesta terça-feira (15), em Brasília, no evento Powershoring e a Neoindustrialização verde do Brasil – Perspectivas, Potencial, Políticas Públicas e Privadas.
Também participaram da abertura, o presidente da República, em exercício, Geraldo Alckmin; Robson Andrade (CNI), Jorge Arbach (Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF) e Nelson Barbosa (BNDES).
Homenagens da ACM
A Associação Comercial do Maranhão prestará na solenidade de comemoração dos seus 169 anos homenagens aos Postos Magnólia e Leite Empreendimentos Imobiliários do Maranhão, que estão completando meio século de atividades ininterruptas. Ainda na programação uma homenagem especial ao poeta Gonçalves Dias, pelos seus 200 anos de nascimento.
A solenidade será nesta segunda-feira (21), na sede da entidade, no Palácio do Comércio, na Praça Benedito Leite (Centro Histórico de São Luís).



