Close Menu
Maranhão Hoje
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp RSS
    Maranhão Hoje
    Contato
    • Mundo
    • Brasil
    • Maranhão
    • Negócios
    • Poder e Política
    • Esporte
    • Outros
      • Agronegócio
      • Arte e Espetáculo
      • Blogs e colunistas
      • Ciência e Tecnologia
      • Conversa Franca
      • Comportamento
      • Eventos
      • Lançamentos
      • Maranhão Hoje TV
      • Turismo
      • Revista Maranhão Hoje
      • Variedades
      • Veículos
    Maranhão Hoje
    Home»Poder e Política»Assembleia Legislativa de Goiás concede Título de Cidadania Goiana ao ex-presidente Jair Bolsonaro
    Poder e Política

    Assembleia Legislativa de Goiás concede Título de Cidadania Goiana ao ex-presidente Jair Bolsonaro

    Aquiles Emir19 de agosto de 202307 Mins Read
    Compartilhar WhatsApp Twitter Facebook Email Copy Link
    Compartilhar
    WhatsApp Twitter Facebook Email Copy Link

    Entrega de certificados ao Jair Bolsonaro no Auditório Carlos Vieira

    A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) teve na noite de sexta-feira, 18, uma das solenidades mais concorridas desde que a sede foi inaugurada, há um ano e quatro meses. Em sessão solene extraordinária no Plenário Iris Rezende, o Parlamento estadual outorgou o Título de Cidadania Goiana ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) e ao ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL-GO).

    Registre-se que a proposta de concessão do título para Bolsonaro foi feita em 2019 pelo então deputado Delegado Humberto Teófilo e validada com a sanção da Lei nº 20.498/2019, entretanto, ainda não havia sido realizada a cerimônia para a oficalização, o que foi encampado na atual Legislatura pelo deputado Fred Rodrigues (DC). A honraria para Vitor Hugo foi proposta pelo ex-deputado estadual Jeferson Rodrigues (Republicanos), também em 2019.

    Uma verdadeira multidão ocupou vários ambientes do Palácio Maguito Vilela para prestigiar a solenidade. Para evitar tumultos, um número limitado de entradas foi disponibilizado em uma plataforma digital. Mesmo assim, as galerias do Plenário Iris Rezende ficaram lotadas. Para acomodar os apoiadores que não conseguiram entrar no Plenário, um telão foi instalado do lado de fora da sede da Alego, para transmissão ao vivo da sessão.

    A Mesa Diretiva foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que teve ao seu lado, o chefe do Executivo goiano, Ronaldo Caiado (UB), os deputados federais Professor Alcides (PL), Gustavo Gayer (PL) e Magda Moffato (Patriota), o senador Wilder Morais (PL), e os deputados Fred Rodrigues e Gustavo Sebba (PSDB), além dos homenageados da noite, Jair Messias Bolsonaro e Victor Hugo.

    Também estiveram presentes, os deputados Clécio Alves (Republicanos), Jamil Calife (PP), Amauri Ribeiro (UB), Paulo Cezar Martins (PL), Major Araújo (PL), Coronel Adailton (Solidariedade), André do Premium (Avante), Vivian Naves (PP), Delegado Eduardo Prado (PL), Dra. Zeli (UB), Gugu Nader (Agir), os ex-deputados Delegado Humberto Teófilo e Paulo Trabalho, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), o vereador por Goiânia William Veloso (PL), dezenas de prefeitos, primeiras-damas e presidentes de câmaras municipais de cidades do interior.

    Após a entrega dos títulos a Jair Bolsonaro e Vitor Hugo, o deputado Fred Rodrigues deu início aos discursos da noite.

    Rodrigues iniciou afirmando que o grande número de pessoas presentes na sessão foi a maior prova da popularidade e da força do ex-presidente. O parlamentar disse ainda que Jair Bolsonaro é uma pessoa que inspira, não por ser político, mas por ser sentimento. O apoio popular, disse o legislador, mostra que o Estado de Goiás é de maioria conservadora e por isso é natural que Jair Bolsonaro “seja um de nós”.

    Ele ainda agradeceu ao presidente da Casa, Bruno Peixoto, pelo empenho na realização do evento, e ao colega Jamil Calife, que cedeu a data, que já estava agendada para uma sessão de sua autoria.

    Por fim agradeceu a todos os presentes. “Na verdade, não tenho muito mais o que dizer. Eu tenho certeza que vocês que estão aqui, sabem do porquê que vocês saíram de casa, numa sexta-feira à noite, com suas famílias, quando vocês poderiam estar descansando, para ver esse homem. É porque ele representa muito mais do que eu poderia colocar aqui, em palavras”, finalizou.

    Patriotismo

    Em seguida, o deputado Gustavo Gayer usou a tribuna para discursar em nome da bancada federal presente. E disse que se sentia extremamente privilegiado em participar da solenidade de concessão de título a duas pessoas “impressionantes”.

    Dirigindo-se ao ex-presidente, Gayer disse que, na história do Brasil, poucos homens foram admirados por tantas pessoas. O parlamentar ainda pontuou que Bolsonaro conseguiu despertar o patriotismo no coração do brasileiro. “O senhor despertou a esperança de um país melhor, de um futuro melhor para os nossos filhos e sempre fazendo isso com essa humildade, com essa simplicidade.”

    Na sequência, Wilder Morais fez uso da palavra.  O senador disse que o título é mais que merecido já que Bolsonaro foi o presidente que mais prestigiou e visitou Goiás. Além disso, segundo Wilder, os prefeitos goianos sentem muita saudade da atenção que o ex-presidente dava aos municípios.

    “O senhor faz falta. Nunca, na história, um presidente fez tanto pelas prefeituras de Goiás e também pelo governo. Seja bem-vindo. E nós esperamos que você esteja cada vez mais no Estado de Goiás”.

    O ex-deputado federal Vitor Hugo também fez uso da palavra, agradecendo a proposta de concessão do título, pelo ex-deputado estadual Jeferson Rodrigues, e a todos que encamparam a iniciativa, especialmente ao deputado Gustavo Sebba.

    E disse ainda da satisfação de receber a homenagem juntamente com Jair Bolsonaro. Ele lembrou da confiança do ex-presidente por ter lhe dado a liderança do seu governo na Câmara Federal, mesmo sendo um deputado de primeiro mandato. “Muito obrigado, presidente, por essa confiança e por essa amizade. E a todo povo goiano, obrigado pela deferência de me considerar um de vocês.”

    Sem vulgarização

    Ao discursar na solenidade, o governador Ronaldo Caiado lembrou que chegou na Câmara dos Deputados, em 1991, junto com Jair Bolsonaro, com quem dividiu outros mandatos. Segundo ele, a homenagem da noite tem uma relevância ímpar, até porque não se pode vulgarizar a honraria, porque os goianos se orgulham da sua terra e ao fazer esse reconhecimento pelos serviços prestados é porque eles realmente aconteceram.

    “Presidente, depois de Juscelino Kubitschek, o senhor foi o presidente que mais investiu no Estado de Goiás. Nenhum Estado do Centro-Oeste tem uma ferrovia Norte-Sul de Itaqui ao porto de Santos, funcionando e dando a nós a capacidade de competitividade que nunca teve. Quando foi dada a concessão à Vale do Rio Doce, o presidente poderia colocar o dinheiro no Tesouro Nacional, mas ele pegou o dinheiro e determinou a ferrovia do Centro-Oeste, que sai de Mara Rosa, atravessa o Vale do Araguaia e vai ao Mato Grosso (…) daqui a três anos nós teremos mais um único braço, que chegando ao porto de Ilhéus, será o único Estado com três alternativas de portos para desenvolver e enriquecer essa região”, destacou Caiado.

    O governador citou outros investimentos feitos pelo governo federal em Goiás, durante a gestão de Jair Bolsonaro, como recursos para o aumento e descentralização de vagas de unidades de terapia intensiva (UTIs) e a construção de policlínicas.

    Por todos os feitos, o governador afirmou que o título concedido mais que se justifica: “Goiás é um Estado que te acolhe, presidente”.

    Carinho do povo

    Aplaudido e ovacionado de pé ao subir à tribuna para o seu discurso, Jair Bolsonaro ressaltou que o carinho do povo não tem preço. E disse que enquanto esteve na Presidência, ajudou da melhor forma os Executivos estaduais, especialmente não atrapalhando quem quer produzir. Mas, além disso, foi o presidente que diminuiu a carga tributária do país, reduzindo o IPI [imposto sobre produtos industrializados] de vários produtos e ainda zerando os impostos federais dos combustíveis.

    Ele também agradeceu a Fred Rodrigues e a Humberto Teófilo pela concessão do Título de Cidadania Goiana, afirmando que estava muito orgulhoso por receber a homenagem. “Com esse Título de Cidadão Goiano retorno, logo mais, para Brasília, feliz, orgulhoso por tê-lo recebido.”

    Após o encerramento da solenidade, Jair Messias Bolsonaro ainda participou de uma reunião com seus apoiadores, no auditório Carlos Vieira.

    Jair Messias Bolsonaro foi presidente do País entre 2019 e 2022 e deputado federal pelo Rio de Janeiro durante sete mandatos consecutivos. Conforme a justificativa do projeto que sugeriu a honraria, o político se destaca na defesa dos valores cristãos e família tradicional, além dos direitos dos militares, segurança jurídica na atuação policial e redução da maioridade penal.

    FIEMA
    Previous ArticleFala de Jair Bolsonaro de que corre risco no Brasil acende desconfiança no governo e no Judiciário
    Next Article Botafogo segura empate com São Paulo e mantém boa vantagem como líder
    Aquiles Emir

    Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

    Você pode gostar

    Poder e Política


    Paulo Gonet diz que não vê falta grave no caso da arma em pode o ex-presidente Jair Bolsonaro

    25 de junho de 2026
    Poder e Política


    Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado

    24 de junho de 2026
    Poder e Política


    Alexandre de Moraes pede parecer da PGR sobre apreensão de arma de Jair Bolsonaro

    24 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Demonstre sua humanidade: 2   +   4   =  

    Conversa Franca – Aquiles Emir

    Por conta do feriado municipal de São Pedro, segunda-feira (29), São Luís terá um fim de semana prolongado para ninguém botar defeito: três dias de folga, mas pode chegar a quatro, dependendo da atividade ou do endereço do local de trabalho. Os servidores públicos terão direito a ponto facultativo, e as empresas do bairro do João Paulo não abrem, por conta do desfile de São Marçal, terça-feira (30), para encerrar a temporada junina na capital maranhense.

    Compartilhar
    Compartilhe este vídeo:
    • Últimas notícias
    • Revista Maranhão Hoje


    Após temporada de destaque no Vietnã, atacante Daniel dos Anjos projeta futuro

    26 de junho de 2026

    Universidade Ceuma promove ação social e celebra legado de egressos da Medicina neste sábado em São Luís

    26 de junho de 2026

    BYD apela ao Governo Federal e leva vantagem amplamente criticada

    26 de junho de 2026


    Vila Aty recebe quinto título consecutivo do Tripadvisor na reta final de projeto de expansão

    26 de junho de 2026


    Sexta-feira tem Mbappé x Haaland e decisões nos Grupos G, H e I destino de dez seleções será definido.

    26 de junho de 2026

    MARANHÃO HOJE – ED. 129 JANEIRO 2024

    6 de fevereiro de 2024

    MARANHÃO HOJE – ED. 128 DEZEMBRO 2023

    30 de dezembro de 2023

    MARANHÃO HOJE – ED. 127 NOVEMBRO 2023

    7 de dezembro de 2023

    MARANHÃO HOJE – ED. 126 OUTUBRO 2023

    2 de novembro de 2023

    MARANHÃO HOJE – ED. 125 SETEMBRO 2023

    29 de setembro de 2023
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    Maranhão Hoje © 2017-2026 . Desenhado por Os Orcas.

    Política de Privacidade / Termos de Uso

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.