Americano vai falar com brasileiro, mas não agora
Donald Trump afirmou nesta quinta-feira (11) que poderá falar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “em algum momento, mas não agora”. O presidente norte-americano também afirmou que Lula “está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta”.
Ainda se referindo a Bolsonaro, Trump disse que “ele é um bom negociador. Posso te falar que ele é um homem muito honesto e ama o povo brasileiro”.
Esta não foi a única vez que Trump defendeu Jair Bolsonaro, já nos últimos dias o republicano disse que ele era alvo de perseguição no Brasil, usando a expressão de “caça às bruxas”.
Lula respondeu às afirmações de Trump ressaltando que “o Brasil é um país soberano” e “não aceitará ser tutelado por ninguém”.
Em resposta a declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicadas em rede social nesta quarta-feira (9), o governo brasileiro emitiu uma nota oficial reafirmando a soberania do país e a independência de suas instituições.
Carta – Na quarta-feira (09), Trump enviou uma carta ao presidente Lula e anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país norte-americano. As tarifas passam a valer a partir do dia 1º de agosto.No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Ele também destacou ordens do STF emitidas contra apoiadores do ex-presidente brasileiro que mantêm residência nos Estados Unidos.
Em reação ao tarifaço, Lula declarou que o Brasil é um país soberano com instituições independentes e que não aceitará ser tutelado por ninguém. O governo brasileiro também deve recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC).
(Com informações das agencias Brasil e Sputnik)




