Atitude polêmica teria sido na final da Supercopa
Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira (02), a Federação Paulista de Futebol (FPF) saiu em defesa do técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, que foi duramente criticado pela Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), que pede punição ao treinador por um lance envolvendo o jogador Arrascaeta, do Flamengo, na final da Supercopa do Brasil. Após a bola sair pela lateral do campo, Abel entrou na frente do uruguaio para que ele não conseguisse uma reposição rápida da bola.
Confira a nota oficial da FPF
Nota Oficial – Abel Ferreira
Diante da manifestação da FENAPAF referente ao treinador Abel Ferreira, da Sociedade Esportiva Palmeiras, a Federação Paulista de Futebol vem a público externar seu repúdio a tal ação despropositada. Multicampeão em seu breve período trabalhando no Brasil, Abel Ferreira tem engrandecido o futebol paulista e nacional como raros técnicos já o fizeram na história do esporte brasileiro. Eventuais excessos à beira do campo de Abel ou de qualquer outro treinador são passíveis de avaliação da arbitragem e da Justiça Desportiva. A FPF entende que cabe a estas instâncias, e somente a elas, tal julgamento.
Confira a nota na íntegra da Feapaf:
Dos fatos
De forma recorrente, o Sr. Abel Ferreira, técnico da S.E. Palmeiras, representante de um dos maiores clube do país, vem apresentando comportamentos à beira do campo não condizentes com sua função. O treinador, de forma desequilibrada, extrapola os limites de respeito aos demais profissionais envolvidos nas partidas em que atua como técnico, principalmente os atletas.
Disto isso, a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol – FENAPAF, vem se manifestar sobre o tema, considerando que na partida realizada no último dia 28/01/2023, entre C.R. Flamengo e S.E. Palmeiras, válida pela Supercopa do Brasil, o Sr. Abel Ferreira, em mais um momento de exaltação exacerbada, se interpôs de maneira acintosa e agressiva entre a bola, que havia saído pela lateral e o atleta do Flamengo Giorgian De Arrascaeta.
O treinador, demonstrando, inclusive, através do seu semblante, uma certa ira, e com o claro objetivo de impedir uma possível ação rápida na reposição da bola em jogo, acabou por dar origem a uma confusão absolutamente descabida entre atletas e membros das comissões técnicas das equipes.
Isto é, considerando que o ocorrido envolve diretamente a figura do atleta profissional, categoria representada pela entidade, bem como com o objetivo de prevenir conflitos semelhantes no futuro, torna-se necessário responsabilizar o treinador da S.E. Palmeiras de forma exemplar.
Conforme já adiantado, são inúmeras as situações de descontrole por parte do Sr. Abel Ferreira, que insiste em manter um comportamento totalmente inadequado à beira do campo desde sua chegada ao comando da equipe paulista, o que já gerou inúmeras punições esportivas.
Sabemos que em muitos momentos do jogo, devido ao calor da partida, da adrenalina, membros das comissões e até atletas suplentes, se manifestam de forma mais exacerbada, o que já tem sido contido de forma correta pela arbitragem.
Entretanto, infelizmente, o Sr. Abel Ferreira parece não entender sua função de líder e se permite proporcionar cenas lamentáveis, abusivas, agressivas e desrespeitosas como as que vimos ontem, apesar das punições esportivas reiteradamente aplicadas.
Dos pedidos
Diante de todo o exposto e zelando pelo respeito aos atletas, ao público e ao futebol brasileiro de modo geral, a FNAPAF vem requerer:
a) Seja recebida a presente Notícia de Infração com o imediato oferecimento de denúncia em face do Sr. Abel Ferreira, restando configurada infração ao art. 258 do CBJD, diante dos atos praticados pelo treinador na final da Supercopa do Brasil disputada entre C.R. Flamengo e S.E. Palmeiras; e
b) A distribuição da denúncia para uma das Comissões Disciplinares desse e. tribunal com o consequente julgamento e aplicação de punição exemplar ao Sr. Abel Ferreira, treinador da S.E. Palmeiras;
Reiteramos que é fundamental a atuação do STJD frente ao caso, principalmente considerando que as punições esportivas aplicadas ao treinador até o presente momento não surtiram qualquer tipo de efeito.
Informamos, ainda, que iremos oficiar a CBF, a S.E Palmeiras e a Federação Brasileira de Treinadores de Futebol – FBTF para que sejam adotadas as medidas cabíveis. O Futebol está sob ataques constantes e não podemos permitir que mais cenas de ódio e desequilíbrio contribuam para tumultuar e entristecer ainda mais o principal esporte do país.




