Onze quilômetros vão interligar quatro municípios
A Ilha de São Luís ganhou um novo corredor viário que para tornar o tráfego mais ágil, moderno e seguro. A Avenida Metropolitana, que vai interligar os municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, teve o seu primeiro trecho de 1,6 quilômetro, inaugurado nesta quarta-feira (23).
O trecho entregue vai da Vila Funil (KM 2 da BR-135) até a Avenida Principal do Conjunto São Raimundo, nas proximidades do Parque Independência. A construção da via representa uma das ações mais estratégicas para a melhoria da mobilidade urbana na Ilha de São Luís. Ao todo, serão onze quilômetros de extensão.
“A gente está hoje inaugurando o primeiro trecho da Avenida Metropolitana, saindo do Funil, na BR-135, até bairro São Raimundo. Aqui, nós temos cerca de 50 bairros que estão sendo contemplados e essa obra vai beneficiar milhares de pessoas, com isso a gente vai melhorar a mobilidade urbana dessa região”, ressaltou o governador Carlos Brandão, ao inaugurar essa etapa.
A obra é essencial para solucionar problemas viários históricos, garantir fluidez no trânsito, melhorar a acessibilidade regional e promover a integração entre os municípios que compõem a Grande Ilha.
Quando estiver totalmente concluída, a Metropolitana será um novo Anel Viário da Grande Ilha, promovendo a integração de milhares de pessoas nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa com um tráfego mais seguro e eficiente.

“Essa obra aqui é uma obra muito grande para o bairro. Aqui vai valorizar. Foi uma benção do governador para nós moradores. Eu moro aqui na rua 5 e tenho um terreno na avenida e graças a Deus vai ser um benefício muito grande para nós”, comemorou Leonildo Ribeiro, morador do bairro do São Raimundo.
Avenida Metropolitana – A nova avenida conta com três faixas de rolamento para veículos em cada um dos dois sentidos, abrigos para usuários do transporte coletivo, calçadas de ambos os lados, ciclovia e canteiro central com iluminação.
O projeto também inclui melhorias urbanísticas como calçadão, ciclovia, iluminação moderna e paisagismo. Além disso, a Avenida Metropolitana contará com a iniciativa “Arte de Rua”, programa do Governo do Maranhão, que dá oportunidade para que artistas do graffite retratem as belezas do estado nos espaços urbanos ao longo da via.
“Inicialmente a gente traz a ideia que o graffite é uma arte popular, uma arte comunitária, uma arte que é para o povo, então, no momento que a gente tem uma avenida que liga várias comunidades com uma intervenção dessas, o graffite vai tornar o trajeto bem mais agradável, que é justamente esse acolhimento para as pessoas que estão nesse local e estão transitando também para outros bairros”, enfatizou o graffiteiro Ed Bruzaca.
Obra – As outras duas etapas da obra compreendem da Avenida Principal do São Raimundo ao Parque Independência, um trecho com 2,732 quilômetros; do Parque Independência à rotatória da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com 1,748 quilômetro; e da Avenida Guajajaras ao Parque Independência, um trecho de 3,397 quilômetros. Ao todo, serão investidos R$ 118 milhões na construção do novo corredor viário que terá 10,8 quilômetros de extensão.

A via está sendo construída em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. Esta primeira etapa da obra tem investimento de R$ 26,2 milhões, sendo R$ 18 milhões recursos do tesouro estadual e o restante do Ministério das Cidades.
A ordem de serviço para a execução da segunda etapa da avenida foi assinada em dezembro do ano passado pelo governador Carlos Brandão.
Bairros e população beneficiada – A obra deve beneficiar milhares de pessoas. Da primeira à terceira etapa serão beneficiados 28 bairros de São Luís.
Já a quarta etapa vai beneficiar mais 18 bairros de São Luís: Santo Antônio, Sítio Pirapora, Vila Lobão, Vila Roseana Sarney, Alameda dos Sonhos, Vila Conceição, Jardim São Cristóvão, Conjunto Penalva, Conjunto São Carlos, Ilha Bela, Cohapam, João de Deus, Parque Universitário, Sítio São José, Residencial Turquesa, Planalto Anil, São Bernardo, Parque Sabiá. Além de beneficiar o tráfego para os municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.




