Close Menu
Maranhão Hoje
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp RSS
    Maranhão Hoje
    Contato
    • Mundo
    • Brasil
    • Maranhão
    • Negócios
    • Poder e Política
    • Esporte
    • Outros
      • Agronegócio
      • Arte e Espetáculo
      • Blogs e colunistas
      • Ciência e Tecnologia
      • Conversa Franca
      • Comportamento
      • Eventos
      • Lançamentos
      • Maranhão Hoje TV
      • Turismo
      • Revista Maranhão Hoje
      • Variedades
      • Veículos
    Maranhão Hoje
    Home»Maranhão»Maranhão será piloto de novo projeto voltado para a saúde integral do trabalhador da indústria
    Maranhão


    Maranhão será piloto de novo projeto voltado para a saúde integral do trabalhador da indústria

    Aquiles Emir7 de maio de 202604 Mins Read
    Compartilhar WhatsApp Twitter Facebook Email Copy Link
    Presidente da FIiema, Edilson Baldez, e o diretor-superintendente do Sesi Departamento Nacional, Paulo Mol (Fiema/divulgação)
    Compartilhar
    WhatsApp Twitter Facebook Email Copy Link

    Projeto reúne Sesi Nacional, Vale e Ambev

    O Maranhão foi escolhido para sediar o projeto-piloto de um novo modelo do Sesi Clínica voltado à saúde integral do trabalhador da indústria. A proposta foi discutida nesta quarta-feira (07), durante reunião realizada na Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), com participação de representantes do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Vale e da Ambev.

    A iniciativa prevê a construção de uma clínica baseada em atenção primária, prevenção e acompanhamento contínuo da saúde dos trabalhadores, indo além dos serviços tradicionais de saúde ocupacional oferecidos historicamente pela entidade do Sistema Indústria.

    “Estamos aqui em São Luís, no Maranhão, para que o Sesi possa pensar na construção de uma clínica de vanguarda, a primeira clínica voltada à saúde integral do trabalhador”, afirmou o diretor-superintendente do Sesi Departamento Nacional, Paulo Mol.

    “A ideia é a construção de uma clínica diferente de todas as outras, em que, mais do que o atendimento na parte dos programas de saúde ocupacional, ela trate de fato da saúde e do acompanhamento do profissional nas suas principais linhas de cuidado”, disse.

    Segundo Mol, o projeto começa a ser estruturado em parceria entre o Sesi Nacional, o Sesi Maranhão e empresas que atuam no estado, com expectativa de que o modelo seja posteriormente replicado em outras unidades da federação.

    O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e diretor regional do Sesi, Edilson Baldez, afirmou que o objetivo é ampliar o acesso à assistência em saúde para empresas industriais, especialmente diante das características do setor produtivo maranhense, formado majoritariamente por micro e pequenas empresas.

    “A nossa intenção é ampliar esse atendimento a todas as empresas. Para isso, estamos recorrendo a modelos que já existem hoje na Vale e na Ambev”, afirmou. “Vamos construir aqui o nosso novo SESI Clínica, que será um modelo diferenciado para todo o Brasil. É um projeto-piloto que a CNI e o SESI Nacional vão começar pelo Maranhão.”

    A superintendente regional do Sesi, Regina Sodré, afirmou que a proposta busca criar uma estrutura voltada às necessidades reais dos trabalhadores da indústria no estado.

    “O objetivo é pensar uma clínica inovadora, que atenda às reais necessidades do trabalhador da indústria”, disse. Segundo ela, a iniciativa poderá ampliar e fortalecer os serviços de saúde oferecidos ao setor industrial maranhense.

    Maranhão será piloto do novo Sesi Clínica

    Saúde integral – Durante o encontro, representantes da Fundação Zerrener, ligada à Ambev, e do Plano de Assistência à Saúde dos Aposentados (Pasa), ligado ao grupo Vale, apresentaram experiências de gestão em saúde baseadas em atenção primária, acompanhamento contínuo e uso de tecnologia para monitoramento da saúde dos trabalhadores.

    O superintendente-geral da Fundação Zerrener, Eduardo Spinussi, afirmou que o projeto discutido no Maranhão busca criar uma clínica de atenção primária capaz de acompanhar os trabalhadores de forma contínua e integrada.

    “O sistema hoje é extremamente fragmentado. Hospitais, médicos e laboratórios não conversam entre si”, afirmou. Segundo ele, o modelo proposto pretende oferecer “um cuidado genuíno”, com acompanhamento contínuo dos beneficiários e uso de tecnologia para identificar riscos precocemente. “Fazer programas de atenção primária à saúde é salvar vidas. E isso também ajuda a tornar o custo da saúde mais sustentável e a indústria mais competitiva”, complementou.

    Já o presidente do Pasa, Ricardo Gruba, afirmou que o modelo de atenção primária permite reorganizar a jornada do paciente e reduzir o uso excessivo de procedimentos de alta complexidade.

    “O modelo tradicional dispersa o usuário na rede. O ‘Meu Médico’ organiza a entrada do paciente no sistema e consegue resolver entre 80% e 90% das demandas”, afirmou. Segundo Gruba, áreas como saúde mental, ortopedia e clínica da dor estão entre as principais prioridades para redução de afastamentos e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.

    FIEMA
    Previous ArticleAssociação Comercial do Maranhão prorroga inscrições para o Prêmio Empresa do Ano, o PEA Ciclo 2026
    Next Article Deputados defendem empréstimos aprovados na Assembleia Legislativa para realização de investimentos no Maranhão
    Aquiles Emir

    Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

    Você pode gostar

    Maranhão


    Caixa disponibiliza Saque Calamidade para os moradores do município de Anapurus

    24 de junho de 2026
    Maranhão


    Ministério Público recomenda preservação da identidade cultural da Feirinha São Luís

    23 de junho de 2026
    Maranhão


    Maranhão acumula 4,3 mil ações pendentes contra planos de saúde por tratamento

    23 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Demonstre sua humanidade: 6   +   5   =  

    Conversa Franca – Aquiles Emir

    Repartições públicas fecham mais cedo nesta quarta-feira. O expediente será encerrado às 16h, para que os servidores possam assistir com tranquilidade ao jogo Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo, que começa às 19h, ou seja, três horas depois dos órgãos estaduais e municipais baterem as portas. Vai, Brasil!

    Compartilhar
    Compartilhe este vídeo:
    • Últimas notícias
    • Revista Maranhão Hoje


    Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem inscrições prorrogadas para a próxima terça-feira, 30 de junho

    24 de junho de 2026


    Caixa disponibiliza Saque Calamidade para os moradores do município de Anapurus

    24 de junho de 2026


    Caixa adia sorteios de loterias previstos para esta quarta-feira devido ao jogo do Brasil x Escócia pela Copa do Mundo

    24 de junho de 2026


    Artigos de luxo, como bolsas de até R$ 200 mil, exibidos por esposas de jogadores viram febre nas redes sociais

    24 de junho de 2026


    Mulher que enviou Ovo de Páscoa envenenado a família do ex-namorado é condenada a mais de sessenta anos de prisão

    23 de junho de 2026

    MARANHÃO HOJE – ED. 129 JANEIRO 2024

    6 de fevereiro de 2024

    MARANHÃO HOJE – ED. 128 DEZEMBRO 2023

    30 de dezembro de 2023

    MARANHÃO HOJE – ED. 127 NOVEMBRO 2023

    7 de dezembro de 2023

    MARANHÃO HOJE – ED. 126 OUTUBRO 2023

    2 de novembro de 2023

    MARANHÃO HOJE – ED. 125 SETEMBRO 2023

    29 de setembro de 2023
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    Maranhão Hoje © 2017-2026 . Desenhado por Os Orcas.

    Política de Privacidade / Termos de Uso

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.