Obra foi construída em apenas cinco meses
São Luís ganhou, neste sábado (07), um um novo equipamento para a mobilidade urbana: o Complexo do Elevado da Cidade, no bairro Tirirical, mas proximidades do Aeroporto Marechal Cunha Machado. Além de melhorar o trânsito de uma das regiões mais movimentadas da capital, a obra se destaca como o mais novo cartão-postal, embelezando e valorizando a entrada de São Luís.
A entrega do Complexo do Elevado da Cidade marca uma nova etapa no desenvolvimento urbano de São Luís. A obra não apenas resolve gargalos históricos no trânsito, mas também promove inclusão e modernização, ao oferecer soluções bem planejadas.
Embora o tráfego no elevado estivesse totalmente liberado desde 8 de setembro, em tempo recorde — apenas cinco meses após a assinatura da Ordem de Serviço que autorizou o início das obras —, a entrega completa do equipamento, que inclui paisagismo, drenagem profunda do entorno e um moderno Terminal Multimodal, foi oficializada neste sábado, marcando a conclusão integral do complexo. Ao todo, foram sete meses nas duas etapas.
Durante a inauguração, ao lado da primeira-dama Graziela Braide, da vice-prefeita Esmênia Miranda e do seu secretariado, o prefeito Eduardo Braide destacou a importância do projeto para a cidade.
“São Luís é a décima quinta maior cidade do país e merecia um espaço como esse, para que todo mundo tenha orgulho de dizer que mora na cidade. Uma obra feita 100% com recursos da Prefeitura. O dinheiro dos impostos da população está sendo bem investido. Além disso, esta obra não é apenas uma infraestrutura viária, é uma transformação urbana que reflete o compromisso da nossa gestão com a melhoria da mobilidade e a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade. São Luís agora conta com um espaço funcional, seguro e que também representa nossa capital como um cartão-postal para quem chega”, disse o prefeito, anunciando em seguida, a construção do Elevado da Forquilha que já está com o projeto sendo desenhado.

Intervenções – Com uma área total de 4.872,36 m² e investimento de mais de R$ 30 milhões, o elevado traz soluções inteligentes para o trânsito da região, facilitando o tráfego entre as avenidas Guajajaras e dos Franceses, além de agilizar o acesso à BR-135, eliminando cruzamentos que antes provocavam congestionamentos, principalmente nas proximidades do Aeroporto.
Além da construção do elevado, diversas intervenções foram realizadas na área para melhorar ainda mais o trânsito e acomodar os diferentes modais de transporte.
Entre as principais modificações geométricas, destacam-se a ampliação de faixas de três para cinco na pista ao lado do muro da Aeronáutica; readequação no acesso ao aeroporto com criação de uma alça de acesso com curva livre à esquerda; drenagem profunda para evitar alagamentos; terminal para vans com instalação de quatro baias exclusivas para embarque e desembarque de passageiros; baias para ônibus e criação de espaços dedicados ao transporte coletivo, com abrigos e áreas para embarque e desembarque; terminal multimodal com estrutura moderna que integra transporte urbano e de turismo, além de espaços específicos para táxis, mototáxis e bicicletários.

Trabalho integrado – À frente da execução técnica e da logística da obra, o secretário de Obras e Serviços Públicos David Col Debella enfrentou desafios para concluir o elevado dentro do prazo e com padrões altos de qualidade.
“Concluir uma obra desse porte em meses foi um grande desafio. No entanto, com uma equipe preparada e comprometida, conseguimos entregar um elevado de qualidade invejável, dentro do prazo e com padrões que atendem às expectativas da população. Essa conquista reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento e a eficiência nas ações de infraestrutura da cidade”, disse.
Responsável pelo projeto arquitetônico e urbanístico do elevado, o Instituto da Paisagem Urbana (Impur) focou em transformar a área em um espaço funcional e esteticamente bonito. Sob a liderança de seu presidente, Walber Filho, foi possível integrar beleza e funcionalidade, trazendo um novo olhar para a região e tornando o local um ponto de referência para a cidade.
“O elevado vai além de uma solução prática para o trânsito, ele representa uma transformação urbanística da região. Nosso trabalho focou em valorizar o espaço com um paisagismo que harmoniza o entorno, tornando o local mais agradável e visualmente bonito. É uma obra que une funcionalidade e beleza, integrando-se ao cenário urbano. São Luís ganha hoje uma obra magnífica”, destacou Walber Filho.
Responsável pela gestão do trânsito na cidade, o secretário de Trânsito e Transportes Diego Rodrigues, desempenhou um papel fundamental para garantir que o fluxo de veículos fosse organizado durante as obras e após a liberação do elevado. Sua equipe foi essencial na execução de estratégias que minimizaram os impactos no trânsito e asseguraram a segurança dos condutores e pedestres.
“A entrega desse elevado trouxe um impacto direto na mobilidade da região, desafogando o trânsito em um ponto que antes era crítico para os motoristas. Quero destacar o trabalho incansável da nossa equipe de agentes de trânsito, que atuou com excelência durante o período das obras e na organização do tráfego após a liberação. Essa dedicação foi essencial para que a população pudesse usufruir dessa melhoria”, pontuou.





39 Comentários
Outro analfabeto fazendo comentários. “causadão”?
o que é isso kkkkkk
quem não está gostando do trabalho do prefeito e só passar uma corda no pescoço e morar no raio que o parta parabéns braide vc e 1000
Parabéns Prefeito!Fez melhor que muitos outros que já estiveram em seu lugar !
Estamos juntos em 2026
Em uma terra que um elevado de uma mão só vira um cartão postal, das duas, uma! Ou as duas: ou essa cidade é um atraso só ou não tem cartões postais relevantes para atrair turistas. Imagine aí: “pessoal, eu vou viajar lá para São Luís para tira foto de um elevado!!!!” Que show da Xuxa é esse????
um elevado com via única, pouca mobilidade, muito paisagismo pra chamar atenção e 30 milhões gastos na obra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Diante das experiências que se tem visto, espero que o Bride seja diferente, o que não acredito. A maioria faz muitas obras no primeiro pleito visando ganhar no segundo; e ganhando, aí mudam-os planos.
Parabéns prefeito Braide,sem dúvida nenhuma um dos melhores prefeitos do Brasil.Excelente obra,mas se tivesse uma alça da Franceses para o Aeroporto ficaria 100%.
prefeitura está de parabéns
amigo prefeito Braida você e um grande prefeito com perfil de governador amigo pôde ter certeza que eu não vou medir esforços pra lhe ajudar a pessa de estamos em grupo que não fez parte da sua caminhada pra prefeito eu falei pra você que não era pra você se preocupar que você estaria eleito e pode ter certeza que pra próxima caminhada estarei junto com você no mesmo partido tenho um dilema os adversários so falavam mal de você e você provou maís uma vez que e competente pra administrar o estado vamos pra luta Deus vai levantar você como levantou José do Egito amigo os adversários pôde até se levantarem mais só lembre eles so sabem mentir contra você maís fui criado com um ditado que meu paí ensinou que a mentira só vence em quanto a verdade não chega não esqueça que tudo passa mais as amizade e pra vida toda que Deus venha te vestir e te blindada com a couraça da justiça um forte abraço do seu amigo Gasparzinho uma boa noite da família Gaspar parabéns por todas as obras que teve oportunidade que fiz com carinho pra o município e pra você
Pega um pano pra enxugar essa baba que tá escorrendo da tua boca, Babão da porra…kkkkkk
parabéns meu prefeito e futuro governador do Maranhão, agora uma coisa vc tem que melhorar muito a equipe de engenharia que projetou esse viaduto de uma via, ou seja não solucionou o antigo engarrafamento .
Ótimo trabalho!
Sr. Prefeito, continue brilhando e mostrando sua excelência profissional.
Falando sinceramente há muito tempo eu não sentia orgulho de falar de uma figura política, parabéns Eduardo Braide pelo belíssimo trabalho que vc vem realizando em nossa capital, que Deus em Cristo te abençoe grandemente, Glória a Deus nas alturas e paz entre os homens de boa vontade.
excelente obra. Parabéns meu futuro governador.
Parabéns prefeito, pelo elevado!Mehorou e muito a vida de quem passa todo dia naquela área!Futuro GOVERNADOR DO MARANHÃO.
agora quero ver o elevado da forquilha,pq ali é um pandemônio,o trânsito da um nó,neste local.
Parabéns meu preferido prefeito orgulho pela nossa cidade de São Luís ameiiiiiii
O nosso futuro governador, serei uma aliada e farei campanha para conseguir votos em todo estado. Deus te escolheu eu creio
Prefeito de respeito, já é meu governador
Parabéns São Luís por reeleger um homem tralhador e comprometido com o povo. não foi atoa que vc ganhou no primeiro turno. Mereceu. Continua assim e irás chegar a governador. Deus te Abençoe com muita Sabedoria e Discernimento. Paz e Bem!
Tinha que ser em São Luís do Maranhão um elevado de uma única via…kkkk…as plantas das colunas em forma de árvores são de plástico? Igual ao bacabeirinha do Calhau???
Te candidata aí espertão, e faz melhor, já que só sabe reclamar.
não fez mais que sua obrigação como orefeito:melhorar as vida das opessoas
um elevado de uma via só. nunca tinha visto isso na minha vida !!!!! o sentido aeroporto/centro continua um engarrafamento miserável! as vezes chegando mais de 5 km de congestionamento. principalmente no horário das 17 às 19 notas! apenas tapou o sol com a peneira com uma.obra pra gringo ver ! nota zero ! ❌❌❌
Não fez mais do que a obrigação de quem é eleito pelo povo para representá-lo.
parabéns meu prefeito vc e mil. Deus e nossa Senhora nos abençoe vamos pra Frente
esse prefeito tem meu respeito parabéns
ajudou muito , aliás esse prefeito falou e cumpriu , como já se sabe ,o melhor prefeito já existente em São Luís poderia até ser governador …
Ficou muito bonita essa obra, vai ajudar muito no fluxo do trânsito de quem chega e quem sai da cidade e melhora o acesso de saída para o bairro do são Cristóvão, que era um caos. parabéns senhor prefeito.
Bom Dia,
muito boa essa obra, o nosso prefeito está de parabéns, se todos fizesse um pouco assim a nossa cidade seria muito mais bonita. Isso dá um voto de confiança pra população maranhense, pra ser no futuro o nosso governador.
Sempre tem um miserável pra criticar, sobre tem um do contra.
parabéns prefeito e meu futuro governador
moto taxistas e vans estão atrapalhando trânsito na região, não minha opinião vai piorar em orario de pico e feriados
vai te lascar, sempre tem um miserável pra criticar.
É tão analfabeto que escreveu o horário sem o H.
deveria ser ignorado sem a gente comentar.
mas vamos deixar um recado: Vai estudar a escrever, depois a opinião poderá ser analisada.
*Vai estudar. aprender a escrever…..
mototaxistas já ocupam o causadāo obstruído a ciclovia ao lado do novo elevado. O que diz a prefeitura sobre esse assunto?
grande Geraldo, tu só estás falando essas bobagem com certeza pq és um torcedor de um governador que só sabe promover festas,
o verdadeiro promotor de eventos
mototaxistas já ocupam o causadāo obstruído a ciclovia ao lado do novo elevado. O que diz a prefeitura em relação a esse assunto?