Professores e pais de alunos passam por testes
Com o objetivo de garantir a segurança sanitária na retomada gradual das aulas na rede municipal de ensino, prevista para a próxima segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), está realizando a testagem gratuita contra a Covid-19 em profissionais da educação e pais ou responsáveis pelos alunos. A ação integra um conjunto de medidas para a prevenção da pandemia, implementadas pela gestão do prefeito Eduardo Braide.
Serão realizados mais de 2,8 mil testes sorológicos em 14 unidades escolares que já retomam as aulas em formato híbrido, presenciais e remotas, na próxima semana. Até segunda-feira (16), todas as escolas que irão retomar as atividades, estarão prontas para receber os alunos e garantir conforto e seguridade sanitária nesta retomada.
Testagens – A testagem é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a disseminação da Covid-19. As escolas também receberam kits para a realização dos testes para prevenção e controle contra o novo coronavírus. De acordo com a Semed, foram distribuídas 28 caixas de máscaras, 28 caixas de toucas, 14 caixas de luvas e 14 litros de álcool em gel.
Na manhã desta terça-feira (10), a UEB Tom & Jerry, no Vinhais, recebeu as equipes de saúde para a realização de testagens. Na segunda-feira (9), a UEB Alberto Pinheiro, Anexo Infantil, no Centro, e a UEB Miguel Lins, no Ipase de Baixo, também receberam a comunidade escolar para a realização de testes gratuitos de Covid-19. Professores, funcionários e pais de alunos foram submetidos aos exames. O material genético é coletado por meio de swabs (cotonetes) de nasofaringe e o resultado é divulgado em cerca de minutos.
Além da testagem, as unidades escolares que possuem, em média, 130 crianças nos dois turnos, também reforçaram os protocolos sanitários para a recepção dos alunos. Entre as medidas adotadas, está a redução do número de crianças por turma, disposição de pontos estratégicos com álcool em gel, pias com água e sabão e a determinação do uso de máscara durante as atividades.
Para Liana Teresa Campos Pinho, gestora da UEB Alberto Pinheiro, a realização da testagem neste momento que antecede a retomada dos estudantes é essencial para a prevenção de casos de Covid-19 na unidade escolar. Em reforço a essas ações de retomada, ela explica que a escola tem se preparado também com reunião com os professores e ambientação escolar.
“Eu acho muito seguro e essencial, para garantir a volta das crianças sem problemas e diminuir alguma manifestação de contágio contra o novo coronavírus. Sem dúvida, essa medida vai nos ajudar bastante, principalmente para recepcionar nossos alunos. Estamos, também, somadas a essas medidas, fazendo a ambientação escolar, reunião com os professores para receber nossos estudantes da melhor forma”, disse.
Segurança – A ação agradou pais e responsáveis dos alunos da rede municipal de educação, que também foram contemplados com a testagem. Ansiosa pela retomada das aulas do filho, o pequeno Enzo Gabriel, de 5 anos, dona Dalvânia de Pinho, ficou satisfeita por ter sido submetida ao teste de Covid-19, que felizmente, foi negativo.
Ela diz que a medida vai proporcionar mais tranquilidade durante o período em que o filho estiver na escola. “É importante fazer mesmo, até mesmo porque deixamos nossos filhos nas escolas, a gente precisa ficar despreocupada sobre a saúde deles. Por isso, vim aqui fazer o teste e deu negativo e agora me sinto protegida”, afirmou.
Mãe de Enzo Gabriel, de 3 anos, dona Maira Aparecida Gonçalves, agradeceu as equipes da Semed por incluir às famílias a realização dos testes contra o novo coronavírus. “É gratificante poder realizar esse teste, até mesmo porque é uma forma de proteção para a gente. Achei muito legal, por parte da escola, chamar os pais para fazer os testes e nos alertar sobre os perigos da doença. Às vezes, a pessoa tem Covid-19, mas não sabe. Por isso achei muito bom mesmo, até mesmo para proteger os nossos filhos”, reforçou.




