Primeira brasileira ginástica artística a subir ao pódio olímpico
Após um salto com nota 15.300, uma apresentação elogiada nas barras assimétricas com 14.666 e a revisão de nota na trave para 13.666, a ginasta Rebeca Andrade fechou com ‘Baile de Favela’ no solo e conquistou a segunda colocação no geral, atrás apenas de Sunisa Lee, dos Estados Unidos, que levou o Ouro. A russa Angelina Melnikova ficou com o bronze.
Rebeca é a primeira da atleta do Brasil na ginástica artística a subir ao pódio olímpico na história. Conquista ocorre depois de duas lesões graves desde a Rio 2016.
As três cirurgias no joelho nos últimos quatro anos deixaram muitas dúvidas sobre o futuro desta atleta. A última delas, em 2019, praticamente tiraria as chances de participação caso a Olimpíada fosse disputada no ano passado, mas quis o destino que Rebeca Andrade fizesse história em Tóquio.
A paulista de 22 anos deu a volta por cima em grande estilo e conquistou a medalha de prata no individual geral, tornando-se a primeira ginasta brasileira a subir no pódio em Jogos Olímpicos.
Rebeca teve excelente desempenho nos quatro aparelhos – salto, barras assimétricas, trave e solo – e fechou a série com o total de 57.298. Ela foi superada apenas pela norte-americana Sunisa Lee, que levou o ouro com 57.433. A russa Angelina Melnikova fechou o pódio ao somar 57.199.
Veja a entrevista concedida ao Band Sports após a conquista:
"Sempre vi a minha história como um processo de superação"
Medalhista de prata, Rebeca Andrade relembrou a luta contra as lesões e a importância do trabalho psicológico na carreira.#RebecaAndrade #GinásticaArtística #Tokyo2020 #ToquioNoBandSports #JogosOlímpicos pic.twitter.com/apZy7E8kdE
— BandSports (@bandsports) July 29, 2021




