Governo do Maranhão diz estar acompanhando o caso
O Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, identificou a presença da variante indiana do coronavírus em tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi. A embarcação está ancorada na costa da cidade de São Luís, capital do Maranhão.
O navio foi proibido de atracar na área portuária da cidade. Uma equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está se deslocando para o local.
A Secretaria de Saúde do Maranhão realizou testes com a tripulação da embarcação e enviou para o instituto. Das pessoas a bordo, 15 tiveram diagnóstico positivo para a covid-19, sendo que seis apresentaram a ocorrência da variante indiana. Outros nove tripulantes tiveram o resultado negativo para a covid-19.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 23 tripulantes estão em quarentena em cabines individuais e um foi levado para ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em São Luís.
A secretaria também iniciou a testagem de todas as pessoas do hospital que tiveram contato com o paciente internado.
Acompanhamento – O secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, se pronunciou sobre o assunto: “Recebemos hoje a confirmação da presença da variante indiana da #Covid19 na tripulação do navio “MV SHANDONG da ZHI”. Ainda de acordo com o secretário, “a variante B.1.617.2 foi detectada nas amostras de tripulantes positivos para Covid-19, após análise do Instituto Evandro Chagas”.
Quanto às internações, o secretário diz que “no momento, apenas um dos tripulantes permanece internado e isolado em hospital privado. Os demais apresentam boa evolução clínica e se mantêm isolados em cabines na embarcação, que não vai atracar em solo maranhense”.
A variante indiana é uma das mais temidas pela comunidade médica. “Vale lembrar que a equipe que atendeu a tripulação se deslocou por via aérea, foi testada antes e depois da ação e permanece em isolamento”, alerta Carlos Lula.
“Os demais profissionais em contato com o paciente estão sendo monitorados e testados. Informo, ainda, que já iniciamos a vacinação dos profissionais da área portuária”, acrescenta Carlos Lula.
(Com informações da Agência Brasil)






