Paulo Guedes defende tarifas de importação menores
Os ex-presidentes brasileiros Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) apoiaram, em nota conjunta, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em sua decisão de resistir à iniciativa do Brasil de reduzir unilateralmente tarifas de importação no Mercosul. A posição dos dois ex-adversários contraria a política ultraliberal de abertura do Mercosul defendida pelo ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes.
“Concordamos com a posição do presidente da Argentina, Alberto Fernández, de que não é o momento de reduções tarifárias unilaterais pelo Mercosul, sem nenhum benefício para as exportações do bloco”, diz nota dos dois ex-governadores.
“Concordamos também que é necessário manter a integridade do bloco para que todos os seus integrantes desenvolvam plenamente suas capacidades industriais e tecnológicas e participem de forma dinâmica e criativa na economia mundial contemporânea”, afirmam os ex-presidentes.
Paulo Guedes defende a redução da Tarifa Externa Comum para permitir a entrada de produtos importados de outras regiões com tarifas mais baixas na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil.
Paulo Guedes incentiva ainda cada país a negociar unilateralmente – ao contrário do que indica o Tratado de Assunção dos fundadores do bloco – acordos de livre comércio com regiões e países sem o consenso dos demais membros.
Guedes afirma que o Brasil não pretende abandonar o Mercosul, mas defende que se “modernize” com a redução da tarifa externa comum.




