Soluções para os desafios da cidade
A Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) lançou, na noite de terça-feira (17), no Complexo Trapiche Santo Ângelo, o Parque Tecnológico de São Luís. O espaço visa a promover o fortalecimento do ecossistema de inovação, estimular o empreendedorismo tecnológico e desenvolver soluções para os desafios da cidade.
O projeto do Parque Tecnológico de São Luís é parte fundamental da estratégia de transformação digital e desenvolvimento urbano do Centro Histórico, convergindo ações de qualificação profissional, fomento a novos negócios, incubação e aceleração de soluções. Tudo isso viabilizado por meio de parcerias com as cinco hélices do ecossistema de inovação (Poder Público, Universidades, Empresas, Sociedade Civil e Meio Ambiente).
Entre os programas, ações e eventos a serem executados no local, estão a incubação de startups, aceleração de empresas, programa de mentorias, conexão com investidores, maratonas de inovação, além de curso de formação profissional, que possibilitará oportunidade e colocação no mercado de trabalho a milhares de pessoas, a partir dos conhecimentos obtidos no local.
O objetivo é alcançar 30 mil cidadãos, beneficiar 1.100 negócios e formar 500 jovens em tecnologia.

Assinaturas e parcerias – Além da assinatura da criação do Parque Tecnológico, foram firmados Acordos de Cooperação Técnica com a Casa Azul Ventures, aceleradora de startups sediada em Fortaleza (CE); e com o Centro Universitário UNDB. A parceria com a Casa Azul visa impulsionar o desenvolvimento de novos negócios inovadores, por meio de mentorias e programas de aceleração.
Já com a UNDB, permitirá o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras voltadas à modernização.
Também foi assinado um Convênio com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), com o objetivo de fortalecer iniciativas de inovação, apoiar startups e desenvolver soluções tecnológicas voltadas aos desafios da cidade.
Com o Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, focado em tecnologia da informação e economia criativa, localizado no Centro Histórico do Recife (PE), foi assinado um Protocolo de Intenções, que representa uma importante oportunidade de troca de experiência e fortalecimento do ecossistema de inovação da cidade.




