Embarcação ainda passará por inspeção antes de voltar a navegar
Após ficar cinco dias encalhado num banco de areia na Baía de São Marcos, o navio “Forte de São Felipe” foi desencalhado no início da noite desta quinta-feira (22), segundo informação da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA). O desencalhe ocorreu por volta das 18h, trinta minutos antes da preamar (maré de maior altura prevista para o dia), conforme notícia do G1 Maranhão.
Após a flutuação e constatado que estava sem avaroias, isto é, em condições seguras de navegação, a embarcação seguiu para atracar no Porto da Alumar, para onde levou a carga de vinte toneladas de bauxita, que transportava de Juriti (PA).
De acordo com a Marinha, a situação foi resolvida sem a necessidade de uma plano especial de desencalhe, e não houve danos ao meio ambiente.
O navio ainda será avaliado pela Sociedade Classificadora (Instituição que garante a segurança, confiabilidade e conformidade das embarcações) para verificar as condições de navegabilidade. Se parecer fora favorável, a embarcação estará apta a navegar.
A Capitania dos Portos informou também que “está em andamento um Inquérito Administrativo para apurar as causas do encalhe, o que temporariamente impede a continuidade de sua operação normal”.
O navio encalhou sábado (17), quando seguia para o porto da Alumar, e fez uma manobra próxima ao banco de areia. Segundo especialistas, bastava um giro de 180º, porém ele fez a manobra mais aberta e saiu do canal.
Além da bauxita, utilizada para produção de alumina, o navio carregava água e combustível.




